Ah, o Rock In Rio!

A cada dois anos esse verdadeiro turbilhão passa pelas vidas dos fãs de música brasileiros e atrai todo tipo de comentário, seja de gente que foi, que gostaria de ir, que ainda insiste em dizer que tem que tirar o “Rock” do nome (…) ou que viu pela televisão.

Em 2019 o TMDQA! fez uma cobertura extensa do maior festival do planeta, direto do Rio de Janeiro, principalmente com as nossas resenhas aqui no site e em tempo real lá no Instagram Stories.

Começando uma série de materiais pós-evento, separamos por aqui aqueles que consideramos os 15 melhores shows internacionais do Rock In Rio 2019, mostrados em ordem alfabética já que cada um mexeu com fãs, espectadores e críticos de maneiras diferentes e não seria justo dizer que um foi “melhor” que o outro.

Divirta-se!

Charlie Puth

Charlie Puth no Rock in Rio 2019-3
Foto por Marta Ayora/TMDQA!

Fruto da geração que devora a Internet e com o início da carreira ligado ao YouTube, Charlie Puth fez um show em que mostrou uma conexão direta com a plateia e falou várias vezes com seu público a respeito da vida e do momento que compartilhava.

Ao final, claro, veio o mega hit “See You Again”, que até quem “não conhece” cantou junto.

 

Foo Fighters

Foo Fighters no Rock in Rio 2019
Foto por Rock in Rio/Divulgação

Não adianta: mesmo voltando ao Brasil com praticamente o mesmo setlist dos seus últimos shows e repetindo até as firulas e as covers, o Foo Fighters fez um show grandioso baseado em hits e no fato de que para muita gente ali, esse era o primeiro show da banda, então comparações com apresentações próximas não importavam muito.

Teve Queen, Dave Grohl na bateria, pedindo de casamento, muitos berros e até uma lembrança da turnê da banda com o Weezer no passado, em uma homenagem com “Big Me”.

 

 

H.E.R.

Foto por Marta Ayora/TMDQA!

Gabriella Wilson trouxe todo seu R&B ao Brasil com uma apresentação impecável no Palco Mundo que acabou sendo marcada positivamente pelo seu talento e negativamente pela falta de resposta do público.

Ainda assim, foi um dos destaques do festival.

 

Imagine Dragons

Imagine Dragons no Rock In Rio 2019
Foto por helena yoshioka / Rock In Rio

Movida a mega hits radiofônicos que não acabam refletindo trabalhos grandiosos em seus trabalhos, a banda norte-americana Imagine Dragons tem que ter uma qualidade destacada: sabe fazer shows como poucas.

Liderado por Dan Reynolds, o grupo faz bom proveito da imensidão de fãs que tem e entrega performances carregadas de energia, além de ter um vocalista que a todo momento conversa com seu público a respeito de questões importantíssimas para o período em que vivemos, como saúde mental.

 

Iron Maiden

Iron Maiden no Rock In Rio 2019
Foto por Diego Padilha / TMDQA!

A lendária banda de Heavy Metal trouxe ao Brasil a turnê especial “Legacy Of The Beast”, onde celebra seus mais de 40 anos de carreira com grandes sucessos e, principalmente, uma produção de palco que dá toda cara de teatro ao show.

Foi histórico.

 

King Crimson

King Crimson no Palco Sunset do Rock In Rio
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

A lendária banda de rock progressivo finalmente pisou no Brasil e deu algumas aulas no Palco Sunset, mostrando seus sons, improvisações, quebras de ritmo e composições que inspiraram gigantes como o Rush.

 

Muse

Muse no Rock In Rio 2019
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

A influente banda britânica Muse estava deixando até os seus fãs preocupados com o show que apresentaria no Rock In Rio, já que pelo menos em estúdio tem lançado só material baseado em música eletrônica.

O que se viu no encerramento do festival foi um show de muitos riffs poderosos de guitarra e baixo, acompanhados por efeitos especiais, fumaça, monstros gigantes e a música eletrônica na dose certa.

 

Nickelback

Nickelback no Rock In Rio 2019
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Temos que dar o braço a torcer: a banda canadense Nickelback, alvo de tantas piadas e chamada por muitos de “o pior grupo do mundo” soube como conduzir a plateia do Rock In Rio.

Mesmo que estivesse fazendo um esforço danado pra mostrar que é roqueira, a banda acabou estabelecendo uma conexão com o público logo de cara e aproveitou que o vocalista Chad Kroeger soube como e quando conversar com a plateia.

Com baladas roqueiras, cover de Metallica e um ou dois petardos, mesclou o set para agradar todo tipo de fã e acabou apresentando uma grande performance.

 

Nile Rodgers & Chic

Nile Rodgers e Chic no Rock In Rio
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Mesmo apresentando um show que não fugiu muito do óbvio, Nile Rodgers mostrou a poderosa máquina de hits que é ao apresentar canções que lançou com o Chic além de artistas como Daft Punk e David Bowie.

 

P!nk

Foto por Marta Ayora/TMDQA!

Esse talvez tenha sido o show mais espetacular do festival, já que aliou a expectativa da estreia de P!nk no Brasil, suas poderosas canções que permeiam o Pop mas têm ligações com o Rock, o talento da artista para cantar e, é claro, a sua performance que culminou com um “voo” incrível pela Cidade do Rock.

Épico.

 

Seal e Xênia França

Seal no Rock In Rio 2019
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Seal é um músico talentosíssimo que sabe usar muito bem todo seu carisma para apresentar canções com paixão e mostrar hits como “Crazy” e “Kiss From A Rose” para plateias apaixonadas.

No Rock In Rio, ainda teve o show abrilhantado pela presença de Xênia França.

 

Scorpions

Scorpions no Rock In Rio 2019
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Qualquer banda do planeta sentiria o peso de tocar depois do Iron Maiden, que promoveu um verdadeiro espetáculo, mas o Scorpions não é qualquer banda.

O veterano grupo alemão com 54 anos (!) de carreira subiu ao palco e o dominou com a energia de jovens garotos que estavam começando, fazendo diversas alusões ao Brasil, usando a guitarra que usaram no primeiro Rock In Rio de 1985 e emplacando hits como “Rock You Like A Hurricane”.

 

Slayer

Slayer no Rock In Rio
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

O Rock In Rio 2019 foi agraciado com a passagem da turnê de despedida do Slayer, que após quase 40 anos de carreira está pendurando as chuteiras.

Quem esteve no Palco Sunset viu de perto uma das maiores bandas da história e como ela funciona bem de forma natural, sem forçações de barra ou firulas: é thrash metal do início ao fim, com pedradas milimetricamente estruturadas para mexerem com o fã do estilo.

 

Tenacious D

Foto por Marta Ayora/TMDQA!

O Tenacious D, de Jack Black, levou todo seu humor ao Palco Mundo do Rock In Rio apresentando canções ligadas aos filmes que já lançou.

A diversão ficou completa quando o ator e vocalista convidou o baixista brasileiro Júnior Groovador, tendo iniciado uma campanha na Internet antes mesmo de chegar aqui, e acabou conquistando toda plateia ao colocar uma figura tão carismática em evidência.

 

Whitesnake

Whitesnake no Rock In Rio 2019
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Lenda do Hard Rock e estilos como o Glam Metal, o Whitesnake de David Coverdale subiu ao Palco Sunset para apresentar suas guitarras aliadas a baladas como “Is This Love” e ganhou o público com um show conciso.