A segunda parte do festival Rock In Rio em 2019 já teve seu pontapé inicial e, rapaz, que começo quente!

O Palco Sunset abriu os trabalhos com a sempre energética banda brasileira Francisco, el Hombre, que dividiu espaço em uma colaboração com os colombianos da Monsieur Periné, e a apresentação vai dar o que falar por muito tempo.

(Fotos por Marta Ayora / TMDQA!)

No começo, as duas bandas tocaram juntas e priorizaram canções da Monsieur, transformando o palco Sunset em uma espécie de “Caribe”, com canções para curtir o Sol escaldante do Rio de Janeiro numa boa.

Francisco, el Hombre

Francisco, el Hombre no Rock In Rio
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Acontece que veio “Triste, Louca ou Má”, e as coisas começaram a mudar, ganhando ritmos mais rápidos e mensagens mais diretas.

Ao convocar as mulheres do público para a frente do palco, a vocalista Ju Strassacapa começou a entoar um dos grandes hits da Francisco, el Hombre, que homenageou diversas mulheres no telão do palco.

Durante a canção apareceram imagens de Marielle Franco, Dilma Rousseff, a jogadora de futebol Marta, Luiza Erundina, a ativista Greta Thunberg e mais.

Na sequência veio a deliciosa “Calor da Rua” e a banda brasileira que tem um dos melhores shows do país já há algum tempo, mostrou então todas as suas armas. A partir daí ninguém mais ficava parado e o grupo passava a conduzir o público do Palco Sunset como conduz seus shows Brasil afora anualmente em turnês incríveis.

“Tá com Dólar, Tá com Deus” teve o mesmo efeito e a banda aproveitou a sequência engatada para mandar ver em “Bolso Nada”, crítica ao presidente Jair Bolsonaro feita lá em 2016, quando ele ainda não ocupava o posto mais importante do país.

A partir daí, as críticas a Bolsonaro se intensificaram, o telão mostrou mensagens sobre mentiras e censuras do governo e a banda brincou convocando todo mundo para pular dizendo que “quem não pulasse era miliciano”.

Ao final da apresentação, o vocalista Mateo foi pra galera e ainda pediu para que cada um olhasse para as pessoas ao lado, que “estariam ali com você quando Bolsonaro caísse”.

Posicionamentos

Francisco, el Hombre com bandeira do MST no Rock In Rio
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

O show da Francisco, el Hombre ainda teve diversas outras formas de posicionamento, como uma bandeira do MST (Movimento dos Sem-Terra), e um boné do mesmo usado pelo baterista Sebástian.

Além disso, o baixista Gomes ainda fez um discurso sobre empatia, celebrando ícones indígenas e falando sobre como todos somos “o mesmo”.

Em “CHÃO TETO PAREDE :: pegando fogo”, a Francisco aproveitou a temática para falar também sobre como a Amazônia está pegando fogo, em nova crítica ao presidente Bolsonaro, e o show foi encerrado com uma adrenalina incrível e palmas de todos os cantos da Cidade do Rock.

Rock In Rio

Francisco el Hombre e Monsieur Periné
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

A Francisco, el Hombre levou o show que tem feito há alguns anos pelo país para um dos palcos mais conhecidos do país e abalou as estruturas do Rock In Rio.

Haverá elogios, haverá uma enxurrada de xingamentos, você pode concordar e você pode discordar. É do jogo. Mas o que fica é justamente aquilo que estamos precisando tanto na arte hoje em dia: a contestação, o questionamento, o incômodo para debater novas ideias, seguir em frente e avançar, principalmente nas questões mais importantes da humanidade.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!