Lulu Santos e Faustão em 1992
Foto: Reprodução/YouTube

Imagina o Lulu Santos no programa do Faustão num domingo à noite defendendo o Lula sem ser interrompido e falando mal de música sertaneja descaradamente. Essa cena aconteceu!

Num vídeo achado no Youtube, lá de 1992, o cantor está participando da atração da Rede Globo e é questionado pelo apresentador se “o presidente deve ficar ou deve sair”. Fausto Silva se referia a Fernando Collor, que no momento sofria um processo de impeachment.

Lulu, porém, propositalmente, como se quisesse correr de polêmicas, começou a discursar sobre a disputa pela presidência americana, entre George W. Bush, a quem descreveu como um político “conservador, moralista e hediondo”, e Bill Clinton, a quem disse, hipoteticamente, que daria seu voto.

Mas na sequência, o que se viu num dos horários de maior audiência da televisão brasileira, foi um desabafo e tanto do cantor, inclusive visivelmente irritado e pedindo para o público ouvi-lo invés de aplaudi-lo.

Lulu Santos e a Política

Lulu Santos, em mais de quatro minutos de fala, agradece Faustão por ter (quem diria?) um dos “pouquíssimos espaços para ter os desabafos publicados garantidamente”, relembra que ele junto de outros nomes como Lobão, Os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Chico Buarque e Caetano Veloso, e em geral as bandas de rock nacional, os cineastas e a classe artística, não apoiaram Collor durante a corrida eleitoral, diferente do que ele chamou de “pessoas filiadas à música sertaneja, que ele chama de música breganeja”.

E continua: “eu tenho pavor desse tipo de música, embora eu acho que haja um espaço para tudo o que for desejado, acima de tudo, pelo público”. Lulu finaliza seu discurso dizendo que a música sertaneja foi a trilha sonora “daquela mal fadada administração” e que gostaria que uma fosse embora com a outra.

Antes, porém, ele já tinha também cantado parte do jingle da campanha eleitoral de Lula, descrito Collor como “um homem loiro, alto, rico, de classe dominante, que tinha uma aparência dita bonitinha, com aquela gravatinha”, e Lula como “um brasileiro que fala mal, que se expressa com dificuldade, mas que é o mais legítimo representante do povo brasileiro”.

Assista ao vídeo completo abaixo:

Será que hoje, em tempos tão sombrios e com tanta intolerância, isso aconteceria de novo?

Lulu Santos

Lembre-se que Lulu Santos é uma das atrações do palco Sunset do Rock in Rio, num show conjunto com Silva (o cantor, não o Fausto), no domingo, dia 6 de outubro. O festival será transmitido na TV e na internet pelos canais Multishow e Bis.

Relembre aqui quando ele foi pedido em casamento num show no Rio de Janeiro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!