Foto por Leticia Moura

Black Bell Tone é uma banda de Porto Alegre formada em 2017 que faz Rock And Roll dos bons e recentemente abriu o show da Blackberry Smoke na capital gaúcha.

Hoje os caras estão lançando seu terceiro clipe, “Amor, Ordem e Progresso”, para divulgar o lançamento do disco de estreia, batizado como Engenho Que Fabrica Opinião.

Como dá pra ter uma boa ideia a partir dos nomes, nos seus lançamentos a Black Bell Tone fala sobre questões políticas e sociais, relembrando as origens do lema “Ordem e Progresso” na bandeira do Brasil, como explica o vocalista e guitarrista Taba Kuntz:

O lema ‘Ordem e Progresso’ é originalmente influenciado pelo pensamento positivista de Auguste Conte: Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim. Porém o símbolo máximo da nação parece estar incompleto.

Coincidência ou não, parece sintomático e representativo que uma nação não esteja conseguindo estabelecer o entendimento para encontrar a pacificação, quando lhe falta o princípio essencial a todos os povos. Não há como legitimar ordem e progresso para todos se não houver entendimento, e isso nasce com empatia e amor.

Black Bell Tone

Black Bell Tone - Engenho Que Fabrica Opinião

Na canção, a banda gaúcha fala sobre como as pessoas sucumbiram à tecnologia, que mudou a nossa forma de se comunicar, tornando as pessoas frias e participantes de uma “guerra virtual” onde o objetivo é destruir discursos contrários aos seus.

Você pode assistir ao clipe, produzido pela própria banda, em estreia exclusiva do TMDQA! logo abaixo.

O álbum foi produzido pelo engenheiro e guitarrista Nando Pontin, que também mixou o trabalho, e a masterização ficou com Mateus Borges (AudioFARM Studios), engenheiro indicado ao Grammy Latino em 2013.

A arte da capa de Engenho Que Fabrica Opinião é de autoria do artista visual Leo Lage (Aro 33, e a ideia aqui é mostrar uma sociedade que sangra pela falta de entendimento mas está unida pela dor. Leo já trabalhou com artistas como Pública, Ultramen, Dingo Bells, Cartolas e Bidê ou Balde.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!