Robert Hunter (Grateful Dead)
Foto via Wikimedia Commons

Notícia triste para a música. Robert Hunter, poeta e compositor aclamado, morreu aos 78 anos na tarde da última segunda-feira (23).

O artista foi mais conhecido por suas colaborações com o Grateful Dead, banda com a qual escreveu clássicos como “Dark Star”, “Box of Rain”, “Touch of Grey” e muitos outros.

A notícia veio através de um comunicado da família de Hunter, que diz:

É com muita tristeza que confirmamos que nosso amado Robert faleceu [nesta segunda-feira]. Ele morreu em paz em sua cama, rodeado de amor. Sua esposa Maureen estava ao seu lado, segurando sua mão. Para seus fãs que o amaram e o apoiaram durante todos esses anos, se confortem ao saber que suas palavras ainda estão conosco e, dessa forma, a sua obra nunca vai desaparecer verdadeiramente. Neste momento de luto, por favor, celebre-o da maneira que todos sabemos: nos unindo e ouvindo música. Que haja muita música para preencher este vazio.

A causa da morte não foi informada.

Robert Hunter

Nascido em 1941 na California, Hunter começou sua carreira nos anos 60 quando conheceu Jerry Garcia.

Além de fazer história na música, Robert também foi um dos voluntários no controverso programa MK-Ultra, da CIA, que testou drogas “psicodélicas” em algumas pessoas. Inclusive, suas primeiras músicas escritas para o Grateful Dead, “China Cat Sunflower/The Eleven”, foram feitas sob substâncias alucinógenas.

As drogas o perseguiram por uma boa parte da vida depois disso.

Grateful Dead

Na página da banda no Facebook, David Lemieux disse:

Vá em paz, Sr. Hunter. Nós te amamos mais do que as palavras poderiam dizer…

Para um homem que nos forneceu tantas palavras significativas, a trilha sonora de nossas vidas, ele nos deixou um pouco sem palavras com sua morte. Por mais de 50 anos, desde suas primeiras contribuições líricas ao Grateful Dead, em 1967, Robert Hunter faz mais parte do legado do [grupo] do que aqueles que gravaram as música com suas palavras, aqueles que foram com a banda aos palcos para trazer suas palavras à vida.

Leia a publicação completa acima.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!