Greta Thunberg
Foto: Wikimedia Commons

Palavras têm poder, e a jovem Greta Thunberg provou isto na última conferência pela mudança climática da ONU.

Com apenas 16 anos de idade, Greta liderou a criação de petição ao lado de outras 15 crianças que alegam violação de direitos humanos por parte de grandes nações. Citando nominalmente o Brasil, além de Alemanha, França, Argentina e Turquia, o argumento é de que essas nações não estariam fazendo nada para impedir uma crise climática.

Dessa forma, estas estariam falhando em cumprir as diretrizes estabelecidas pela Convenção dos Direitos da Criança, já que não usaram seus recursos para “prevenir as mortais e previsíveis consequências” da crise climática.

O protesto da garota começou com um cartaz feito à mão empunhado por ela, sentada do lado de fora do Parlamento Sueco, e hoje conta com estudantes de mais de 100 países. Nesta conferência, em Nova Iorque, ela se juntou a crianças de 12 outras nacionalidades e sua voz foi mais ouvida do que nunca.

Visivelmente angustiada, Greta não tremeu e não mediu palavras ao estar frente a frente com grandes líderes mundiais. Depois de acusá-los de roubar sua infância e seus sonhos com “suas palavras vazias”, ela disse:

Nós estamos no começo de uma extinção em massa e tudo que vocês falam sobre é dinheiro e contos de fada de crescimento econômico eterno. Como vocês ousam?

Além disso, a garota ainda disse que não quer que os jovens sejam vistos como a esperança para o futuro. Se mostrando cansada e frustrada, ela fala:

Eu não quero a sua esperança. Eu quero o seu pânico.

Para entender melhor, o Twitter Brasil fez um Moments com o vídeo traduzido do discurso na ONU e explicou quem é Greta Thunberg:

Famosos apoiando Greta Thunberg

O discurso de Greta não ecoou apenas na conferência da ONU frente aos maiores líderes mundiais. A coragem da garota fez com que grandes personalidades a ouvissem, e nomes como Jimmy Kimmel (apresentador da TV americana) e Oli Sykes (vocalista do Bring Me the Horizon) manifestaram seu apoio.

Jimmy disse: “Quando tinha 16 anos, eu passava trotes (ainda passo). Greta Thunberg é uma criança incrível”. Já Oli compartilhou um vídeo mais antigo da menina lutando pela mudança climática, e depois foi mais agressivo: “Imagine ser um saco de merda tão grande que as pessoas que tentam mudar o mundo para melhor te ameaçam e ofendem”.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!