The White Stripes
Foto: Patrick Pantano / Divulgação
 

Lá se foram 12 anos desde o último show do The White Stripes e 8 desde que a banda anunciou seu fim definitivo.

No dia 31 de julho de 2007, no Mississippi, o duo formado por Jack White e Meg White subia ao palco sem que (quase) ninguém soubesse que aquele era o fim. Agora, podemos finalmente ouvir o áudio da apresentação na íntegra e online.

O arquivo está disponível para download e stream por aqui.

Além do áudio, o lançamento vem também com um relato emocionante de Ben Blackwell, da Thrid Man Records e também historiador especializado na dupla. Ele foi uma das únicas pessoas que soube antes do show que aquele seria o último, ouvindo as palavras da boca da própria Meg White.

A Meg me disse, ‘eu acho que esse é o último show do White Stripes.’ Confuso, eu respondi, ‘sim, bem, o último show dessa perna da turnê.’ E ela respondeu, ‘não… eu acho que esse é o último show da história do White Stripes,’ e lentamente saiu andando. Eu fiquei incrédulo. Eu não tinha ideia do que ela estava falando. Eu não sabia o que aquilo significava. Eu não sabia o que fazer. Olhei em volta para ver se alguém mais ouviu o que a Meg disse, mas eu estava sozinho.

O setlist dessa apresentação histórica teve 24 músicas, entre elas “Icky Thump”, “As Ugly As I Seem”, “Wasting My Time”, “John the Revelator” e “Death Letter”. Ao fim, a dupla encerrou com uma cover de “Boll Weevil”, de Leadbelly.

A emoção de Jack White

Blackwell ainda descreveu palavra por palavra o discurso de White naquela noite. Segundo ele, ao saber que aquela seria a última apresentação, ele começou a colecionar tudo o que pode e anotar momentos chave do show.

Ao fim da noite, Jack disse:

Eu não acredito no tanto de tempo que demorou para que chegássemos aqui. Obrigado por esperar. Obrigado por vir. Obrigado por comprar nossos discos. Obrigado por comprar um ingressos. Te amamos muito. Obrigado. Deus o abençoe, Son House. Deus o abençoe, Robert Johnson. Muito, muito obrigado.

Ai, que saudades!

     
 
Compartilhar