Crédito: Caio Lazaneo
Crédito: Caio Lazaneo

O rapper Rashid, junto com Dada Yute, lançou o clipe de “Todo Dia”, faixa alinhada com o movimento Vidas Negras Importam e que protesta contra as mortes sem qualquer critério de pessoas negras pelas mãos de policiais no Brasil.

“Tem noção de que a cada 23 minutos uma mãe preta fica de luto?”, diz determinado trecho da letra. É preciso ser impactante mesmo quando a violência do estado cresce a cada dia e a resistência se torna mais e mais necessária.

Participação de Ras Sérgio Tafari

“Todo Dia” mistura o rap com o reggae, casando a influência da música jamaicana com a modernidade das batidas de rua atuais. A produção musical do single é assinada por Skeeter e o vídeo conta com o depoimento de Ras Sérgio Tafari, conhecedor e figura marcante da cultura rastafári.

No início do clipe, ele afirma que os gêneros (rap e reggae) se conectam por elos universais, como a rítmica ancestral dos tambores afro, base e origem da música negra contemporânea em toda a sua diversidade.

Mães de Maio

Já na parte final do vídeo, aparecem as manifestações do grupo Mães de Maio, que viram seus filhos serem exterminados por causa do racismo presente nas corporações e também na sociedade.

#LutoTodoDia

A canção ainda dá o pontapé inicial na campanha #LutoTodoDia, que procura por histórias reais de gente que transformou seu luto em luta e não se cala diante das injustiças que sofreu. A campanha poderá ser acompanha através das redes sociais de Rashid.

Disco em três partes

“Todo Dia” faz parte do projeto audiovisual Tão Real, que será dividido em três temporadas disponibilizadas ao longo de um ano. Os dois episódios de estreia do documentário foram lançados no último dia 6 e você pode conferir a seguir:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!