Crédito: Davi Mello
Foto por Davi Mello

Nesta terça-feira (10), a banda mineira Congadar lançou o clipe de sua nova canção, “Batuque”, e o TMDQA! teve acesso ao vídeo, dirigido pelo cineasta Tiago Tereza, com exclusividade.

No material, a atriz e dançarina Jainara Silva aparece dançando e fazendo movimentos dentro da Mina Du Veloso, que fica em Ouro Preto (MG). O local é uma antiga galeria subterrânea usada para extração de ouro durante os séculos XVIII e XIX e que hoje virou atração turística.

Quilombo dos Palmares

“Batuque” é resultado de parte das pesquisas do grupo sobre a cultura popular de Minas Gerais e, de acordo com historiadores, a música remete ao Quilombo dos Palmares. Em 1929, havia sido feito o primeiro registro da canção através da folclorista Stefana de Macedo.

Resistência negra

O Congadar surgiu na cidade de Sete Lagoas, também em Minas, e a resistência negra é uma forte marca no trabalho da banda, que faz parte do Selo Under Discos, capitaneado por Barral Lima.

Recentemente, o grupo, formado por Carlos Saúva (voz), Filipe Eltão (voz), Wesley Pelé (voz), Igor Félix (guitarra), Giuliano Fernandes (guitarra), Marcão Avellar (baixo) e Sérgio DT (bateria), lançou seu single anterior, “Marimbondo Amarelo”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!