Os Normais

O Brasil perdeu um grande ícone cultural nesse fim de semana, quando Fernanda Young morreu, aos 49 anos, após uma parada cardíaca decorrente de uma crise de asma. Com uma carreira que durou pouco mais de 20 anos, a atriz, apresentadora, roteirista e escritora acumulou 14 livros publicados, 16 séries e minisséries e quatro filmes, além de ter apresentado vários programas de TV.

No teatro, ela entraria em cartaz em setembro de 2019, com a peça Ainda Nada de Novo. Esta seria apenas a segunda vez que ela atuaria em uma peça, dividindo o palco com Fernanda Nobre.

Fernanda Young e Fernanda Nobre
Foto: Divulgação

Para ajudar quem não está muito familiarizado com a obra de Young e relembrar grandes momentos da trajetória da artista na TV, indicamos cinco séries escritas por ela que você precisa assistir.

Comédia da Vida Privada

Foi aqui que a carreira de Fernanda Young começou na TV, em 1995. O programa era uma série de adaptações de Luís Fernando Veríssimo. Assim como aconteceu durante toda a sua trajetória, ela compartilhou a assinatura dos roteiros com o marido, Alexandre Machado.

Os Normais

O grande boom na TV veio com Os Normais, em 2001, protagonizado por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães. O sucesso foi tão grande que o programa, que era para ter durado apenas três meses, durou dois anos e ganhou ainda dois filmes (2003 e 2009).

Minha Nada Mole Vida

Em 2006, ela voltou a trabalhar com Luiz Fernando Guimarães nesta comédia familiar. O ator interpretava um jornalista que tinha sérias dificuldades em situações do dia a dia com seu filho.

Elenco de Minha Nada Mole Vida
Foto: Divulgação

Conselhos Sensatos

Para além da TV, Fernanda Young teve uma websérie exclusiva no Gshow, na qual abordava temas do cotidiano de uma forma descontraída.

Shippados

A parceria mais recente entre Young e Machado foi a série Shippados, do Globoplay. Eles estiveram até na CCXP 2018 para divulgar o novo trabalho, que tem uma pegada mais moderna dos tradicionais roteiros do casal sobre relacionamentos, contando com Tatá Werneck, Eduardo Sterblitch e Clarice Falcão no elenco.

Menção honrosa: Saia Justa

Fernanda Young fez parte da formação original do programa Saia Justa, do GNT. Quando entrou no ar, em 2002, o programa trazia Young, Mônica Waldvogel, Rita Lee e Marisa Orth.

Fernanda Young no Saia Justa
Foto: Divulgação / Globo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!