Obama e Diddy

Por João Pedro Domingues

No último dia 4, Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, completou 58 anos. Para homenagear Obama, a MTV Classic publicou um vídeo de 2004 onde o rapper Diddy declara apoio caso o então senador americano fosse candidato à presidência pelo partido democrata nas eleições seguintes.

Durante a entrevista o rapper enaltece o fato de Obama ser um dos poucos senadores negros no país e pergunta se o parlamentar teria dimensão da importância desse feito. Obama responde que sim e diz que a inclusão não passa somente pela inserção de afro-americanos na política, mas também, com a inclusão de latinos e mulheres.

Diddy pergunta também se dar chance aos jovens pode mudar a cara da política americana, e Barack concorda:

Sem dúvida, você sabe da força dos jovens em todo o
país. Você é um influenciador e sua música move as pessoas, mas o que queremos é
fazer da forma correta e definir aonde devemos levar, em termos políticos, a
transformação necessária. Quando você vota demonstra uma pequena parte da influência que tem ao seu redor.

Ele ainda falou sobre como o voto é uma maneira de demonstrar o poder individual de cada um:

Parte de tudo é que votar é uma maneira de mostrar seu poder. Você não quer se desfazer do seu poder da mesma forma que não quer se desfazer do seu dinheiro, sabe. Você não daria seu dinheiro para qualquer um que estivesse passando pela rua mas quando você abre mão do seu voto, está abrindo mão do poder que tem para influenciar as coisas que vê ao seu redor.

Para finalizar o rapper termina a entrevista de forma descontraída pedindo uma ligação de Obama assim que ele se tornasse presidente dos Estados Unidos, declarando a representatividade que ele exercia para Diddy naquela época.

Vale lembrar que nos EUA o voto não é obrigatório e em todas as eleições há grandes campanhas para que os jovens, normalmente desinteressados em política, cumpram seus papeis.

Barack Obama

Vale lembrar que cinco anos depois, em 01 de Janeiro de 2009, o então Senador pelo estado de Illinois assumiu a presidência do país e ficou por lá durante dois mandatos, até 2017, quando foi sucedido por Donald Trump.

https://www.facebook.com/mtvclassic/videos/2400261020216332/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!