Zak Starkey e Sshh
Foto por Santiago Felipe
 
Ouça o novo single da Majur!

Nos últimos dias, Zak Starkey e sua parceira musical Sshh desembarcaram no Brasil para divulgar Trojan Jamaica, seu novo selo que celebra a música jamaicana. Se o nome não é estranho para você, não é por menos!

Starkey, hoje, é baterista do lendário The Who, e já passou também pelas baquetas do Oasis. Além de seu vasto currículo na música, o cara também é filho de ninguém mais, ninguém menos que o ex-beatle Ringo Starr. Tá bom ou quer mais?

Foi com o Who que Zak passou por aqui em 2017, quando a banda se apresentou no Rock in Rio. E, como te contamos por aqui à época, o baterista surpreendeu os cariocas do Beach Combers, que tocavam seu surf rock na praia de Ipanema, quando surgiu lá para tocar com eles.

Em um happy hour pra lá de gostoso na sede da BMG em São Paulo, tivemos a oportunidade de bater um papo com Zak e Sshh — codinome da australiana Sharna Liguz –, que ficaram pra lá de animados quando o assunto virou o trio carioca. Essa empolgação com a música brasileira não é coincidência — a dupla revelou que está procurando talentos por aqui para incorporar no próximo disco de seu selo.

Sobre a ocasião, Sshh compartilhou detalhes da experiência:

Todas as vezes em que estive no Brasil, de alguma forma, foi com o Zak. E quando aconteceu de ele tocar com aquelas rapazes, foi em um momento onde o pânico nas favelas estava muito grande. Por conta disso, a segurança local nos disse para não deixar o hotel de maneira alguma. Façam o que quiser, mas não deixem o hotel! Dias antes, nós estávamos em São Paulo com alguns amigos, e saímos tranquilos, durante a noite. É claro, você precisa ser cuidadoso em qualquer lugar do mundo, há coisas boas e ruins em qualquer lugar.

Mas no dia do Beach Combers, nós pensamos, ‘quer saber? Que se foda esse aviso, eles estão do outro lado da rua!’. Todo mundo estava lá se divertindo, era ridículo. E é tudo sobre o poder da música! O sol estava brilhando sob uns caras incríveis trocando músicas maravilhosas. Apenas descemos lá para assistir, e ter o Zak tocando foi apenas uma progressão natural. A música deles era tão ótima, parecia algo que Keith Moon gostaria se estivesse vivo.

Que moral, hein? Zak concordou em gênero, número e grau com a afirmação, reforçando que o surf rock dos cariocas seria exatamente aquilo que Moon, baterista do The Who falecido em 1978, ouviria em seu celular.

Nem é preciso dizer que ficamos orgulhosos de tê-los colocados na nossa recente lista com 20 Novas bandas de Rock Nacional que você precisa ouvir.

Trojan Jamaica

O selo da dupla nasceu em 2016 e, neste ano, lançou a coletânea Red Gold Green & Blue, lançada no Brasil em uma parceria com a BMG.

O disco traz grandes nomes da música jamaicana como Toots and the Maytals, Andrew Tosh, Sly & Robbie, U-Roy, Mykal RoseFreddie McGregor e muitos outros interpretando clássicos do Rock e do Blues. No álbum há covers de Fleetwood Mac, Muddy Waters, Willie Dixon e muito mais. Ouça na íntegra abaixo!

Mais da nossa conversa com Zak Starkey e Sshh será publicada aqui no TMDQA! nos próximos dias, fique ligado(a) no site e no Podcast!