Foto por Luís Otávio Carvalho Lopes

Asfixia Social é uma banda de São Paulo pra lá de interessante que já está na estrada há alguns bons anos.

Além de misturarem diversos estilos em uma sonoridade bastante particular, os caras ainda promovem eventos onde têm como objetivo reunir pessoas e artistas das mais diferentes áreas para somar e propagar sua mensagem.

Pois bem, o grupo Asfixia Social está em turnê pela Europa e a batizou apropriadamente como “Where’s Democracy? Not In Brazil…” ou algo como “Onde está a Democracia? Não no Brasil”.

Os caras estão registrando os pontos altos da turnê e nós iremos publicá-los aqui no TMDQA! como um Diário de Bordo.

Logo abaixo você pode ler seu início.

Asfixia Social na Europa

Asfixia Social com Supla na Europa
Foto por Luís Otávio Carvalho Lopes

O Asfixia Social está realizando nesse mês de Agosto sua primeira turnê europeia, que teve início no tradicional Rebellion Festival 2019, em uma edição que também teve a presença de bandas brasileiras como Inocentes, Supla, Subalternos, Abraskadabra e Desacato Civil.

Após o show de estreia da banda no famoso festival punk, o Asfixia Social seguiu para Liverpool e para as pequenas cidades de Whitchurch e Buxton, mesclando canções do novo álbum Sistema de Soma: A Quebrada Constrói (2019), com sons mais antigos como “Censura Não” e “Da Rua Pra Rua”.

Rebellion Festival

Asfixia Social no Rebellion Festival
Foto por Luís Otávio Carvalho Lopes

Foi impressionante ver a receptividade do público e envolvimento com temas políticos e sociais relacionados ao Brasil, Inglaterra, Europa e América Latina, tendo a mistura de Ska, Hardcore e música brasileira do grupo reverenciada pelos presentes.

O clima de camaradagem entre público e bandas é uma marca positiva que permitiu ao Asfixia Social curtir e trocar ideias com artistas e uma plateia de diversos países, inclusive brasileiros que compareceram em bom número aos shows.

Para quem não conhece, o Rebellion Festival acontece desde 1996 no norte da Inglaterra, celebrando o punk rock em todas suas vertentes, com destaque nessa edição para grupos como The Descendents, The Stranglers, The Damned, UK Subs, Cock Sparrer, The Professionals, The Exploited, Angelic Upstarts, Spear of Destiny, Dead Boys e The Avengers.

Liverpool

The Zanzibar Club, em Liverpool
Foto por Luís Otávio Carvalho Lopes

Em seguida, num sabadão agitado em Liverpool, o show foi na tradicional casa The Zanzibar, palco que já contou com Noel Gallagher, The 1975, The Coral, The Wombats, Deerhunter, Kate Nash, Miles Kane, The Zutons e muitas outras bandas.

Nesse sábado, a banda fechou a noite apresentando seu set completo,após as performances de QFolk e Box Martin, que junto ao coletivo local Louder than Pride, reforçaram o caráter antifascista do evento.

Whitchurch

Asfixia Social em Whitchurch
Foto por Luís Otávio Carvalho Lopes

No domingo, durante um tradicional verão inglês, o grupo aportou no Percy’s Café, na linda cidade de Whitchurch, onde se apresentou junto à banda Leftovers, original de Staffordshire, e que mandou precisas doses de Ska e Rock, antes do show do Asfixia Social e da marcante “Censura Não”, cantada em alto e bom som pelo público enquanto o vocalista Kaneda alertou para o risco que correm as democracias no mundo.

A força da cena underground inglesa é surreal, que ancorada em Pubs por toda Grã Bretanha faz com que em qualquer cidade haja espaço e audiência para as bandas se desenvolverem.

Buxton

Asfixia Social em Buxton
Foto por Dave Kakapo Gower

O quarto show do tour se deu justamente nessas condições, na turística cidade de Buxton, onde o Asfixia Social contou com abertura do excelente The Kirkz, formação com mais de 20 anos calcada no punk rock altamente politizado, e que agitou a galera para o show da banda brasileira.

O The London Road Inn, lotado, comprou a mensagem e sonoridade do Asfixia, numa noite vibrante.

A performance explosiva e precisa da banda, aliada ao poder de comunicação de Kaneda, que num ótimo inglês tem mesclado seus versos e contextualizado as canções para o público britânico, reforçando o retrocesso do quadro político que vive o Brasil.

O Asfixia Social ainda toca em Manchester, em noite de protesto contra a onda conservadora, onde terá o apoio do coletivo feminista Herchester e da rapper Renee Stormz, antes de emendarem três concertos com os Los Fastidios, tradicional grupo italiano, nas cidades de Derby, Manchester e Londres.

Na sequência o grupo dará continuidade ao tour com apresentações na Holanda, Alemanha e Portugal.

Fiquem ligados e acompanhem por aqui no TMDQA!.

Confiram os novos trabalhos do Asfixia Social em www.youtube.com/asfixiasocial

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!