Henri Belolo
Foto: Reprodução / YouTube

Notícia triste para a música! Henri Belolo, co-fundador e produtor do Village People, morreu aos 82 anos no último sábado (03).

A confirmação veio através do New York Daily News (via CoS) e a causa da morte não foi informada.

Quem se pronunciou foi Victor Willis, o policial e frontman original do grupo, em comunicado. Leia:

Estou arrasado com a morte prematura de Henri Belolo, que foi meu antigo produtor, mentor e cocriador do Village People. Henri deixa um legado impressionante de trabalho que ajudou a moldar o gênero Disco, e como executivo musical, ele era excelente. Um funeral privado já foi realizado [em] Paris, mas estamos trabalhando em um memorial público que deverá ser anunciado em breve.

Em 2015, Willis ganhou contra Belolo na justiça pelo direito aos créditos das canções da banda. Apesar disso, ele alega ter continuado amigo do produtor.

Que descanse em paz!

Henri Belolo

O francês começou sua carreira aos 20 anos em Paris, como DJ e produtor musical. Em 1973, se mudou para a cidade de Nova York onde conheceu Jacques Morali, com quem conheceu mais a fundo a cena gay local.

Impactado pelo preconceito na América, Belolo decidiu começar um grupo que enviasse a mensagem da diversidade através do humor, e daí nasceu o Village People.

Em entrevista de 2004, Henri declarou:

Nós estávamos interessados em fazer algo para [a liberação gay e todo o lado político], porque Jacques era gay, e eu senti que a comunidade gay estava sendo injustiçada. E eu não gostei daquela mentalidade americana de fanatismo e hipocrisia. Não entendi porque essas pessoas eram tratadas assim. Como os negros também — eu não gostava da maneira como eles eram tratados… Eu realmente fiz isso como uma forma provocante e subversiva de dizer: ‘É assim que as coisas são’.

Village People hoje

Reformulada, a banda continua a fazer shows. Em Setembro, o grupo toca no Riot Fest, em Chicago.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!