Ouça o novo single da Majur!

A música brasileira atravessa uma fase sensacional quando o assunto é underground e o chamado midstream.

Se não toca nas grandes rádios, o problema é das grandes rádios, que estão perdendo fontes sensacionais de muito talento, e é questão de tempo até que tenhamos um novo ciclo de grandes nomes invadindo o mainstream. Basta ver a quantidade de lançamentos nacionais que publicamos aqui todos os dias.

Hoje montamos uma lista que tem como objetivo mostrar novas bandas de Rock Nacional e nós sabemos que o conceito de “novo” é muito amplo. Por isso tentamos criar um balanço entre tempo de carreira, discografia e exposição, para fazer com que esses trabalhos cheguem a diferentes ouvidos, mesmo que já sejam conhecidos nas cenas que representam.

Perceba, caro leitor, que se não fosse por um formato que ficaria desconfortável à leitura, poderíamos expandir essa lista para 25, 30 ou 50 nomes facilmente, inclusive sem colocar outras tantas bandas que já não são tão novas assim e/ou têm públicos mais consolidados e não foram tema desse editorial.

Divirta-se logo abaixo e já aproveite para seguir a playlist oficial do TMDQA! Por lá, a invadimos com dez canções dessa lista e iremos atualizá-las com outras nos próximos dias.

Terno Rei

Terno Rei no Auditório Ibirapuera (19/07/2019)
Foto por Aline Krupkoski

Evocando os Anos 80 e 90 e nos levando direto para uma viagem no tempo sem se apoiar em clichês, a banda paulistana lançou um dos melhores discos do ano com Violeta, que passeia pelo Pós Punk, New Wave e Indie.

 

Twin Pumpkin

Twin Pumpkin - Spook Like Halloween

O “projeto de um homem só” é ideia de Israel “Izzy” Castro e o Twin Pumpkin já lançou um EP chamado Spook Like Halloween em 2016 e agora vem disponibilizando singles como a espetacular “Monolith”, uma das favoritas aqui da casa.

 

Black Pantera

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Direto de Minas Gerais, o trio Black Pantera é um dos nomes mais interessantes do país fazendo uma mistura de Heavy Metal e Punk bastante única que já apareceu em festivais gigantescos ao redor do globo como o Download Paris e o Afropunk.

Com eles não tem erro.

 

Raça

Raça - Saúde

Assim como o Terno Rei, Raça é uma banda paulistana que lançou um dos melhores discos do ano pela Balaclava Records com Saúde.

O álbum viaja por diversas vertentes e épocas do Rock And Roll, concentrando-se em elementos do rock alternativo, punk e indie.

 

Pense

Pense no Oxigênio Fest 2018
Foto: Stephanie Hahne

O hardcore foi um dos subgêneros mais populares do Rock And Roll nos Anos 2000 e a banda brasileira Pense é, sem dúvidas, a mais interessante a promover o seu revival nos dias de hoje com letras certeiras e shows que são verdadeiros rituais.

 

Violet Soda

Karen Dió, do Violet Soda, no Family Mob

Grunge e Punk Rock estão na essência do quarteto Violet Soda, que reúne músicos que já fizeram parte de outras grandes bandas do underground nacional e são liderados pela voz potente da talentosa Karen Dió.

Sem dúvida alguma é um dos nomes mais promissores da nova geração de rock nacional.

 

Aminoácido

Aminoácido
Foto: Lucas Klepa

A banda paranaense Aminoácido é influenciada por nomes como Frank Zappa e faz rock and roll recheado de psicodelia com muita propriedade. Em 2018 lançou o disco Sem Açúcar.

 

Deafkids

Deafkids - Metaprogramação

Não é tarefa lá muito fácil definir a sonoridade da Deafkids, que usa e abusa das experimentações e faz muito barulho, do jeito que a gente gosta. O jeito é apertar o play.

 

Disaster Cities

Disaster Cities
Foto: Divulgação

Em 2018 o Disaster Cities lançou um dos melhores discos nacionais do ano com Lowa e seu stoner rock furiosíssimo.

Trabalhando em novas músicas, a banda deve dar muito o que falar nos próximos meses.

 

Beach Combers

Beach Combers - Beach Attack

A banda carioca ficou conhecida por montar seu palco em pontos distintos do Rio de Janeiro, principalmente nas praias da cidade.

Com isso, a Beach Combers foi ganhando espaço e até virou notícia quando Zak Starkey, filho de Ringo Starr que veio com o The Who ao Brasil, tocou com eles na época do Rock In Rio.

Bandão!

 

E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante

E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante
Foto por Caê Oliveira

A banda de Post-Rock/Instrumental tem composições incríveis que nos transportam instantaneamente a locais e ambientes dos mais diversos e um show que consegue ser contemplativo e explosivo ao mesmo tempo.

Sempre uma experiência incrível, seja no palco ou em estúdio.

 

Mulamba

Mulamba
Foto: Luciana Petrelli

Há poucas coisas com mais atitude Punk hoje em dia no Brasil do que o que a banda curitibana Mulamba faz.

Formado completamente por mulheres, o grupo põe o dedo na ferida, não tem medo de falar sobre questões políticas e sociais ao mesmo tempo que aborda relacionamentos e tem um show explosivo na manga.

 

Stolen Byrds

Stolen Birds
Foto: DIvulgação

Pra quem gosta de Rock Clássico, a banda Stolen Byrds é uma ótima pedida, e inclusive lançou um novo disco chamado Wanderlust em 2019.

 

Deb And The Mentals

Foto: Stephanie Hahne

Com uma dose cavalar de personalidade e navegando por Grunge, Punk e Rock And Roll dos Anos 80 e 90, a Deb And The Mentals já mostrou composições incríveis e agora em nova fase dá claros sinais de que se consolidará como um dos nomes mais interessantes do país, inclusive com letras em Português.

 

Picanha de Chernobill

Apostando no blues/rock de qualidade, a banda impressiona tanto nas suas canções em estúdio quanto nas apresentações ao vivo, bastante frequentes nas ruas de São Paulo, inclusive.

 

Zimbra

Há quem olhe torto para o Pop/Rock e isso é uma verdadeira bobagem, ainda mais quando ele vem carregado de grandes influências do Rock Alternativo.

Isso porque, por exemplo, ignorar a obra da ótima Zimbra e a forma como a banda toca as pessoas, é um verdadeiro desperdício. Vale muito a pena conhecer o trabalho dos caras.

 

Baleia

Baleia

A banda carioca tem um quê de Rock Alternativo e outro de Art Rock, lançando canções e EPs cheios de conceito e muito conteúdo, com uma sonoridade particular e um show dos mais quentes.

 

The Mönic

The Mönic
Foot: Marcelle Stavale

Lembrando nomes como L7 e Hole, o quarteto brasileiro manda ver em Grunge e Hard Rock em Português e Inglês, como é possível ouvir no disco de estreia Deus Picio, lançado em 2019.

 

Taco de Golfe

Taco de Golfe
Créditos: Nathalia Cafezeiro

Com pouco tempo de carreira mas algumas composições das mais sensacionais no Rock Instrumental brasileiro, a banda sergipana Taco de Golfe é uma grata promessa da qual esperamos ouvir falar muito em breve.

 

El Toro Fuerte

El Toro Fuerte
Foto: Thiago Roma

Todos temos uma queda pelo ~rock triste~ por aqui e a banda El Toro Fuerte sabe muito bem o que faz quando nos brinda com as suas belas canções.