El Efecto - clipe Carlos e Tereza
Foto: Reprodução / YouTube

Em 2018 a banda carioca El Efecto lançou um dos melhores discos do ano, Memórias do Fogo.

O disco mistura diversos estilos musicais, com músicas que vão do samba ao metal de forma curiosamente natural e aliadas de letras com forte teor político e social. Uma dessas músicas é “Carlos e Tereza”, uma homenagem da banda a Tereza de Benguela e Carlos Marighella.

Tereza foi uma líder quilombola do século 18 que guiou seu povo, composto por negros e indígenas, a resistir contra a escravidão por duas décadas. O quilombo foi destruído em 1770 após uma ação de Luís Pinto de Sousa Coutinho que resultou na morte ou aprisionamento dos 79 negros e 30 índios que faziam parte da comunidade.

Já Carlos Marighella foi um grande símbolo da luta contra o regime militar brasileiro. Após anos de oposição ao regime, Marighella foi assassinado em uma emboscada no ano de 1969.

No clipe para “Carlos e Tereza”, o El Efecto faz um paralelo entre as lutas dessas duas figuras históricas com a sociedade atual para reforçar a mensagem da importância da luta popular. Confira o vídeo logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!