Bleed American

Em 24 de Julho de 2001, a banda americana Jimmy Eat World lançou o disco que mudou e, em boa parte, definiu sua carreira. 18 anos depois, a banda comemora a maioridade do incrível Bleed American, um dos álbuns mais importantes do emo/pop punk do início dos anos 2000.

Apesar de ter alcançado sucesso crítico com o antecessor, Clarity (1999), a banda ainda não havia conseguido dialogar plenamente com o mainstream. E foi aí que entraram canções tão importantes desse lançamento, como “The Middle” – maior hit do grupo até hoje – e “Sweetness” – que se tornou presença constante em eventos esportivos, inclusive com o Florida Panthers (equipe de hóquei no gelo) usando a canção como sua música tema.

Outras duas músicas marcantes são a faixa-título, que abre o disco, e a belíssima “Hear You Me”, que faz muita gente chorar até hoje. Além disso, a excelente “A Praise Chorus” (“Um Refrão de Louvor”) “louva” diversos refrães famosos da música norte-americana (com referências como “Our House” e “Kickstart My Heart”) e tem ainda a participação de Davey von Bohlen (The Promise Ring, Cap’n Jazz).

Por mais que o Bleed American tenha sido extremamente bem recebido e se tornado um disco histórico, a banda teve um pequeno problema de timing. 2001 foi o ano do terrível atentado de 11 de Setembro, e muita gente encarou o título do álbum (“Sangrar Americano”, em tradução livre) como uma péssima escolha. Por isso, os caras foram obrigados a relançar o disco duas vezes: primeiro, ainda em 2001, retirando o título da capa e transformando-o em um álbum homônimo e depois em 2008, devolvendo o título original.

Jimmy Eat World

Jimmy Eat World saiu da cena emo do final dos anos 90 para se tornar uma das bandas mais prolíficas e influentes dos anos 2000 – se você não conhece bem os caras, pode usar esse guia que fizemos para mudar isso.

Falando em final dos anos 90, os membros da banda resolveram criar uma playlist com músicas que embalaram as primeiras turnês da banda – bem antes de tocar em eventos como o Lollapalooza Brasil – e você pode conferir por aqui.

LEIA TAMBÉM: 16 bandas que tiveram as carreiras afetadas pelos ataques de 11 de Setembro

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!