Há um bom tempo os festivais tomaram conta do calendário musical no mundo todo.

Se antes tínhamos alguns poucos nomes que faziam sucesso na Europa e América do Norte, agora são centenas de eventos que celebram a música com diferentes escalações em todos os continentes.

Nós separamos aqui uma lista com 15 festivais que acontecem no segundo semestre para que você se programe ainda esse ano ou marque uma viagem especial para 2020 já com os eventos em mente.

Bora viajar?

15Lollapalooza Chicago

Quando: 1 a 4 de agosto
Onde: Grant Park – Chicago, Illnois (EUA)

A edição “matriz” do Lollapalooza conta com headliners como Ariana Grande, Childish Gambino, Twenty One Pilots e The Strokes. Outros nomes como Tame Impala, Janelle Monáe, Lil Wayne, ROSALÍA, Yaeji, Kacey Musgraves, Death Cab for Cutie, H.E.R. e mais estão na programação distribuídos entre os quatro dias de festival.

Mais informações no site oficial do Lollapalooza.

 

14Pol’And’Rock

festival-rock-n-poland-2018-photo-anna-migda

Quando: 1 A 3 de agosto
Onde: Kpstryn Nad Odra (Polônia)

O Pol’And’Rock Festival (antigamente conhecido como o Woodstock Polonês) é um festival gratuito de música e arte, e está em sua 25ª edição. Além de bandas já consagradas polonesas e internacionais, o festival possibilita que bandas promissoras toquem no festival, elas são selecionadas através de um concurso e escolhidas por um júri. O line-up conta com nomes como Ziggy Marley, The Adicts, Gogol Bordello, Ornette, Krzystof Zalewski, Prophets Of Rage e mais.

Mais informações no site oficial do Pol’And’Rock Festival.

 

13Osheaga

Quando: 2 a 4 de Agosto
Onde: Parc Jean-Drapeau – Montreal (Canadá)

Realizado em uma ilha no meio do rio St. Lawrence o Osheaga é considerado dos melhores festivais de música do Canadá. Em 2019 o line-up conta com nomes como The Lumineers, Flume, Interpol, The Chemical Brothers, City and Colour, Childish Gambino, Hozier, Mac Demarco, e mais.

Mais informações no site oficial do Osheaga Festival.

 

12Outside Lands

outside-lands-music-festival-Tom-Tomkinson

Quando: 9 A 12 de agosto
Onde: Golden Gate Park – San Francisco, Califórinia (EUA)

Um festival que vai além da música, criando uma verdadeira experiência gastronômica.

Por lá você pode degustar pratos típicos do norte da Califórnia como ostras frescas, clam chowder, lobster rolls e mais uma infinidade de opções, além de cervejas artesanais de mais de 25 cervejarias locais, 125 opções de vinhos de mais de 46 vinícolas da região e um espaço dedicado ao queijo chamado de Cheese Lands. Tudo que você precisa para uma bela harmonização com uma ótima trilha sonora.

Outra atração interessante é a Grass Lands, a primeira experiência de cannabis um em festival americano.

O line-up de 2019 conta com nomes como Childish Gambino, Paul Simons, Twenty One Pilots, Blink-182, The Lumineers, Flute e mais.

Mais informações no site oficial do Outside Lands.

 

11FLOW FESTIVAL

festival-flow

Quando: 9 A 11 de agosto
Onde: Helsinque (Finlândia)

O Flow é um festival urbano que acontece desde 2004 misturando cultura popular e arte experimental, considerado um dos mais legais dos países nórdicos. Ele nasceu da paixão dos seus fundadores pela cultura e até hoje tem sua estrutura montada sob o lema: “criar um festival em que eles mesmo gostaria de ir”. A sustentabilidade é um assunto muito presente e essa preocupação rendeu o título de um dos primeiros festivais com carbono neutro do mundo.

Além dessa iniciativa incrível eles ainda reaproveitam 100% do lixo gerado, promovem o transporte inteligente, utilizam eletricidade verde e têm uma iniciativa para proteger o Mar Báltico através de doações.

O line-up conta com nomes como Cardi B, Tame Impala, Robyn, The Cure, Father John Misty, Erykah Badu e mais.

Mais informações no site oficial do Flow Festival.

 

10Sziget

Quando: 7 a 13 de agosto
Onde: Ilha de Hajógyári – Budapeste (Hungria)

Considerado um dos melhores festivais do Leste Europeu, o Sziget tem 7 dias de festival com mais de 1000 shows, o que o torna um dos maiores festivais do mundo, atraindo cerca de meio milhão de pessoas.

música é o carro chefe do festival aliado a diferentes formas de arte como apresentações circenses, teatro, dança, oficinas e artes visuais com instalações e manifestações artísticas acontecendo durante todo o festival.

O line-up desse ano conta com nomes como Foo Figthers, Ed Sheeran, Florence + The Machine, Post Malone, Macklemore, The Nacional, The 1975, Twenty One Pilots e mais. Ufa!

Para complementar a experiência, ingressos para festas que rolam em barcos são vendidos à parte, e além da música você poderá ter uma vista incrível de Budapeste, nada mal hein?

Mais informações no site oficial do Sziget Festival.

 

9Reading e Leeds

Festival Reading e Leeds

Quando: 23 a 25 de agosto
Onde: Richfield Avenue – Reading e Bramham Park – Leeds (Inglaterra)

Os festivais de Reading e Leeds, que rolam no mesmo fim de semana com o mesmo line-up, já se tornaram tradicionais eventos de música da Europa. Em 2019 a programação conta com nomes como Foo Figthers, Post Malone, The 1975, Twenty One Pilots, Billie Eilish e mais.

Mais informações no site oficial do Reading and Leeds Festival.

 

8Rock En Seine

festival-rock-em-seine-photo-Christophe-crenel

Quando: 23 A 25 de agosto
Onde: Parc de Saint-Cloud – Paris (França)

Trazendo o melhor da cena pop-rock internacional e bandas francesas, o festival figura entre os mais importantes da Europa levando cerca de 120 mil pessoas todos os anos a Paris.

O line-up de 2019 conta com nomes como The Cure, Major Lazer, Jorja Smith, Aphex Twin, Foals, Royal Blood, Bring Me The Horizon e mais.

Mais informações no site oficial do Rock En Seine.

 

7Afropunk

festival-afropunk-photo-Driely-S

Quando: 24 E 25 de agosto
Onde: Brooklyn – Nova York (EUA)

O festival nasceu do punk em resposta a um sentimento de exclusão e necessidade de pertencimento do público negro. Ele mistura música, arte e ativismo atraindo mais de 60 mil pessoas, proporcionando um ambiente seguro para celebrar a cultura negra, para viver a sua vida como bem entender e construir uma nova realidade.

Em 2019 a atração tem nomes como Jill Scott, Galhos FKA, Leon Bridges, Gary Clark Jr., Saintgold e mais. Além de Nova York, o festival também acontece em edições especiais em Londres (julho), Paris (julho), Johannesburgo (dezembro) e em Atlanta (dezembro).

Há fortes rumores de que ele estaria vindo ao Brasil em 2020, inclusive.

Mais informações no site oficial do AfroPunk.

 

6Kaaboo Del Mar

festival-kaaboo-san-diego

Quando: 13 A 15 de setembro
Onde: Del Mar – San Diego, Califórnia (EUA)

No site do festival encontramos a descrição “Kaboo is everything a typical music festival is not” (Kaboo é tudo que um típico festival de música não é).

Unindo música, comédia, arte e gastronomia os organizadores garantem que reconstruíram a ideia sobre o que é um festival de música transformando os três dias em uma verdadeira experiência de entretenimento.

O line-up conta com nomes como Kings of Leon, Dave Matthews Band, Mumford & Sons, Snoop Dog, Black Eyed Peas e mais.

Mais informações no site oficial do Kaaboo Del Mar.

 

5Riot Fest

festival-riot-fest

Quando: 13 A 15 de setembro
Onde: Douglas Park – Chicaco, Illnois (EUA)

Quando começou as suas atividades no ano de 2005, o festival Riot Fest era basicamente uma forma de movimentar a cena punk local através de bandas da cidade e de fora. Ao longo dos anos vem se consolidando como um dos melhores festivais dos Estados Unidos, apresentando sempre um line-up que busca fugir de escolhas muito óbvias, misturando grandes nomes do punk, rock e hip-hop.

Esse ano não vai ser diferente e a programação contará com nomes como Blink-182, Slayer, Bikini Kill, The Raconteurs, Rise Against, Jawbreaker, The Flaming Lips, Ween, Glassjaw, Taking Back Sunday, Against Me!, Bloc Party, Dashboard Confessional — estes últimos sete tocando discos na íntegra! — e muito, mas muito mais. Até o Village People vai participar da festa!

Mais informações no site oficial do Riot Fest.

 

4Aftershock

Festival Aftershock

Quando: 11 a 13 de outubro
Onde: Discovery Park – Sacramento, Califórnia (EUA)

Festival de três dias conta com headliners como Slipknot, Staind, Blink 182, Rob Zombie, Tool e Korn. Outros nomes como A Day To Remember, Gojira, Bring Me The Horizon, Marilyn Manson, Stone Temple Pilots, Bad Religion, Dropkick Murphys e mais estão na programação que se divide em três dias de festival.

Mais informações no site oficial do Aftershock.

 

3AUSTIN CITY LIMITS MUSIC FESTIVAL

festival-austin- city-limits-photo-charles-reagan

Quando: 4 a 6 e 11 a 13 de outubro
Onde: Zilker Park – Austin, Texas (EUA)

Mais de 125 atrações distribuídas em 8 palcos, com a programação repetida em dois finais de semana seguidos. O festival recebe cerca de 450 mil pessoas a cada ano e contará com nomes como Guns N’ Roses, Tame Impala, The Racounteurs, Billie Eilish, The Cure, Mumford & Sons, Kacey Musgraves e muito mais.

Mais informações no site oficial do Austin City Limits Music Festival.

 

2Pitchfork Paris

festival-pitchfork-paris-photo-mathieu-foucher

Quando: 31 de outubro a 2 de novembro
Onde: La Grande Halle de La Villette – Paris (França)

O site Pitchfork é uma referência em identificar tendências e talentos musicais e isso é refletido na curadoria do line-up dos seus festivais. O festival construiu uma imagem sólida na cena indie e agora passa a introduzir estilos mais urbanos como o hip hop e o rap em sua programação. A nona edição do festival terá nomes como Belle And Sebastian, Chromatics, Grito Primitivo, Charli XCX, Aurora, Mura Masa, Zola, Skepta e mais.

Mais informações no site oficial do Pitchfork Music Festival.

 

1THE FEST

THE FEST 17 (Official Highlight Video) from Christian Costello on Vimeo.

Quando: 1 a 3 de novembro
Onde: Gainesville, Flórida (EUA)

Punk rockers invadem o coração da cidade para três dias de música, shows de comédia e luta livre (wrestling). O line-up conta com nomes como Agaisnt Me!, Less Than Jake, Tsunami Bomb, Jawbreaker, Jawbox e mais.

Mais informações no site oficial do The Fest.