João Gilberto

Recentemente, a música brasileira perdeu um dos seus maiores expoentes – para muitos, o maior. João Gilberto nos deixou aos 88 anos de idade, mas seu legado continua muito vivo; além de todas as suas gravações, são inúmeros tributos ao músico em diversas línguas e gêneros.

Pensando nisso, separamos 10 versões da histórica “Garota de Ipanema” gravadas pelos mais variados artistas. Confira abaixo!

Frank Sinatra

O lendário Frank Sinatra foi um dos que mais deu voz à canção brasileira internacionalmente. Separamos abaixo uma linda versão de “The Girl From Ipanema” em um show que o cantor dividiu com Tom Jobim. É de emocionar!

Amy Winehouse

Antes de seu precoce falecimento, a excelente cantora britânica gravou uma versão neo-soul da canção. O lançamento, no entanto, foi póstumo e fez parte da compilação Lioness: Hidden Treasures, de 2011.

Roberto Carlos e Caetano Veloso

No histórico álbum ao vivo Roberto Carlos e Caetano Veloso e a música de Tom Jobim (2008), é óbvio que não poderia faltar uma versão de “Garota de Ipanema”. Com presença de orquestra, os dois incríveis músicos brasileiros alternam versos e também cantam juntos nessa bela interpretação.

Ella Fitzgerald

Ella Fitzgerald foi uma das mulheres mais especiais que já passaram por essa Terra. É natural que ela soube apreciar a beleza da música de João Gilberto e, em 1965, Ella fez sua excelente versão usando sua base no swing/jazz e transformando a personagem em um garoto de Ipanema.

Kenny G e Bebel Gilberto

Filha de João com a cantora Miúcha, a irmã de Chico Buarque que faleceu no final do ano passado, Bebel Gilberto herdou o viés musical da família e homenageou o pai em uma bela versão de “The Girl From Ipanema” – cuja gravação original em inglês era cantada por Astrud Gilberto, a primeira esposa de João – juntamente com o icônico saxofonista Kenny G.

Andrea Bocelli

Em mais uma comprovação de sua genialidade, Andrea Bocelli aprendeu a cantar a versão original – em português – de “Garota de Ipanema” para o seu disco Passione, de 2013. Mais ainda, na versão espanhola do álbum, Bocelli cantou a versão traduzida para o espanhol da faixa (“Chica de Ipanema”).

Gilberto Gil

Um dos maiores mestres da música brasileira, Gilberto Gil deu uma verdadeira aula em sua interpretação de “Garota de Ipanema”. Misturando elementos do reggae ao samba da versão tradicional da canção, obteve um resultado único – disponível no player abaixo.

Sérgio Mendes

Em seu disco The Beat of Brazil, de 1967, o pianista Sérgio Mendes – mais conhecido no exterior do que aqui, principalmente por suas colaborações com artistas como Herb Alpert e, mais recentemente, o Black Eyed Peas – gravou uma das mais belas versões instrumentais de “Garota de Ipanema”. Confira!

Petula Clark (Muppet Show)

Talvez essa seja a versão mais inusitada. Além de ter sido renomeada para “The Boy From Ipanema”, a voz de Petula Clark deu vida a esta interpretação da canção no meio de uma esquete do Muppet Show, em 1977.

https://www.youtube.com/watch?v=o1Qr5SM6H_s

Maroon 5

Em uma homenagem recente, o Maroon 5 aproveitou a passagem inesperada pelo Rock in Rio 2017 para tocar o hit de João Gilberto. O vocalista Adam Levine até arriscou um pouco de português no dueto que teve James Valentine no violão.

https://www.youtube.com/watch?v=ZQeV20Gn_b8

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!