Por Laura Fonseca

Todo segundo fim de semana de junho acontece o Download Festival, um dos maiores e mais tradicionais festivais de Rock And Roll do mundo. O evento, que é realizado no Donington Park na cidade de Leicestershire, interior da Inglaterra, reúne cerca de 80 mil pessoas pessoas todos os anos.

Em 2019, o Download contou com a presença de headliners de peso como Def Leppard, Slipknot e TOOL, além de Slash, Slayer, Smashing Pumpkins e diversas outras bandas, somando um total de 110 apresentações durante os 3 dias de festival. Além dos shows, por lá também é possível encontrar lutas medievais, luta livre, globo da morte e parque de diversões.

Os ingressos começam a ser vendidos um ano antes da data e incluem, além da entrada para o fim de semana todo, várias opções de acomodações como camping, estacionamento para trailers e ainda uma espécie de chalé, para quem deseja mais conforto.

Quem opta pelo camping, pode desfrutar de diversas ações como festas privadas, ioga, entre outras atividades que são oferecidas para quem deseja viver a experiência completa.

Os dias na Europanessa época do ano costumam ser bem longos, fazendo com que até as últimas bandas, que tocam às 22h, se apresentem ainda no pôr-do-sol. Também costuma chover bastante durante essa época no local, então pode ser que você precise providenciar galochas para poder lidar com a lama sem ter problemas!

Download Festival 2019

Trivium no Download Festival 2019
Foto por James Bridle

O primeiro dia sempre segue a linha do hard rock, desde a sua criação. Dessa vez, a sexta-feira foi embalada pelo bom e velho rock’n’roll com aquela pegada bem romântica. Def Leppard, Whitesnake, Slash e Skid Row estiveram entre os grandes nomes do dia, levando uma legião de fãs a cantarem hinos como “Here I Go Again” e “I Remember You” em alto e bom som.

Já o sábado foi de peso e contou com nomes como Slayer, Amon Amarth, Trivium e Slipknot como atrações mais procuradas. O Trivium não dispensou sucessos antigos do lendário Ascendancy, mas também trouxe produções mais recentes como “The Sin And The Sentence” e “Beyond Oblivion”, faixas do último álbum lançado em 2017. Os mascarados do Slipknot não deixaram nada a desejar e apresentaram o que podemos chamar de um verdadeiro espetáculo completo, abrindo com a tradicional “People = Shit”, mas também incluindo a faixa mais recente lançada, “Unsainted”. Mesmo após muitos anos de estrada, continuam com a mesma energia e ânimo de uma carreira consolidada.

Fã de Slipknot no Download Festival 2019

Já o domingo teve nomes como Godsmack, Lamb of God, Smashing Pumpkins e o tão esperado TOOL, fazendo do dia um completo “mix de sentimentos” para o público. Com o tão aguardado lançamento do álbum novo, após 13 anos de espera, o Tool mostrou mais uma vez toda a sua potência musical em um show cheio de efeitos visuais, além de apresentar faixas novas como “Descending” e “Invincible” no setlist.

Quanto à estrutura do festival, o Download mostra por que é um dos eventos mais respeitados do mundo. Horários, transporte e treinamento da equipe são impecáveis.

Ingressos para o Download Festival

Slipknot no Download Festival 2019

As vendas já estão abertas para 2020 e você pode encontrar mais informações aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!