Nova temporada de
Foto: Reprodução / Canal Brasil Play

A indústria fonográfica é extremamente machista e isso é um fato. Não apenas intérpretes, mas também a maioria dos compositores e produtores musicais são homens. E isso precisa ser mudado, a favor de um ambiente mais democrático.

Com a proposta de mostrar a força e o potencial das mulheres no meio musical, o programa O Som Do Vinil, apresentado pelo ex-Titãs Charles Gavin no Canal Brasil, dedicará a sua décima terceira temporada ao poder feminino. Pautas recorrentes vão ser os desafios de fazer parte de uma indústria comandada por homens.

Com direção do próprio Charles e de Gabriela Gastal, além do apoio de uma equipe formada quase que integralmente por mulheres, os novos episódios contarão com nomes recentes e clássicos da música contemporânea brasileira. Entre as convidadas, estão Xênia França, Gal Costa, Elza Soares, Roberta Sá, Dóris Monteiro, Sandra de Sá e muito mais.

Serão um total de 26 episódios, em que cada cantora, mediada pelo apresentador, contará as história por trás de algum disco importante em sua carreira. Sandra de Sá falará sobre Olhos Coloridos (de 1994), enquanto Xênia contará a história de seu disco homônimo de 2017.

A estreia oficial será no próximo dia 15 (segunda). No entanto, enquanto a temporada não começa, os cinco primeiros episódios já se encontram no Canal Brasil Play. Lá, você pode conferir gratuitamente episódios com Letrux, Gal Costa, Xênia França, Elza Soares e Sandra de Sá.

 

“É uma luta pela igualdade”

Em evento de divulgação da nova leva de episódios, Charles falou sobre a proposta:

É um programa que contempla a música brasileira em sua diversidade. É isso que a gente faz. É um programa extremamente democrático.

Ele ainda falou sobre o desenvolvimento da ideia, parabenizando a equipe do Canal Brasil e sua equipe majoritariamente feminina. “É uma pauta que não dá mais para adiar. É uma luta pela igualdade”, disse o músico e apresentador antes de concluir: “Mulheres no comando, por favor!”.

Parte da equipe da décima terceira temporada de "O Som Do Vinil"
Foto: Pedro Henrique Pinheiro

Vale enfatizar que, ao longo das doze temporadas anteriores, a maioria dos episódios foram protagonizados por homens. A iniciativa do Canal Brasil em enfatizar a diversidade de gêneros na música é importantíssima para o momento social que estamos vivendo.

A hashtag do programa foi atualizada com base na nova temática. Tal como o nome da nova temporada, agora será #SomDoVinilDelas. A temporada terá ainda episódios com nomes como Nilze Carvalho, Laura Finocchiaro, Roberta Sá, Zélia Duncan, Simone, Leila Pinheiro e mais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!