Walkman TPS L-2

01 de Julho de 1979. Você pode não saber, mas essa foi uma data histórica para a música como a conhecemos hoje.

Foi nesse dia, há exatos 40 anos, que foi lançado no Japão o Walkman TPS-L2, primeiro equipamento de áudio portátil do mundo.

Se hoje em dia é praticamente impossível estar alheio à música no seu bolso, já que os smartphones cumprem também o papel de players de música, no início dos Anos 80 essa era uma realidade bastante distante até que a Sony surgiu com a novidade.

História da Invenção do Walkman

Quem teve a brilhante ideia foi Masaru Ibuka, um dos fundadores da Sony, que tinha vontade de ouvir música em estéreo usando fones de ouvido durante uma viagem de negócios que faria ao exterior.

Para tanto, ele pediu que a sua equipe de desenvolvimento criasse uma versão estéreo simples do gravador portátil TC-D5, mas apenas com a função de reprodução.

Nascia ali o Walkman, que seria vendido no mundo todo, marcaria gerações e revolucionaria o mercado de áudio como o mundo o conhecia, já que agora era possível ouvir as Fitas K7 por aí.

Durante a década de 80 foram lançados outros modelos como WM-2, WM-20 e o WM-109, que vendeu 20 milhões de unidades.

Evolução dos dispositivos portáteis

Discman D-20

Na metade dos Anos 80, mais precisamente em 1984, a tecnologia já mostrava que seus ciclos seriam cada vez mais rápidos, e agora as fitas estavam sendo substituídas pelos CDs.

Veio então o Discman, com seu primeiro modelo lançado naquele ano e a popularização começando efetivamente em 1988 com o D-20.

De lá pra cá vieram outros formatos, a mídia física foi caindo em desuso e testemunhamos a vertiginosa ascensão do digital, desde os downloads até o streaming, bem como um retorno dos discos de vinil.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!