Spotify
Foto de celular com Spotify e disco de vinil via Shutterstock

O Spotify anunciou nesta segunda-feira (01) que está encerrando a funcionalidade que permitia que artistas independentes lançassem material direto na plataforma.

A função estreou há quase um ano, em Setembro de 2018, e estava disponível na versão beta para países selecionados. Agora, os artistas precisam de um intermediário novamente através de uma empresa de distribuição.

Em comunicado sobre a decisão (via Billboard), a plataforma de streaming declarou:

A maneira mais impactante para melhorar a experiência ao fornecer música no Spotify para o maior número possível de artistas e gravadoras é se apoiar no excelente trabalho que nossos parceiros de distribuição já estão fazendo para atender à comunidade artística. No ano passado, aprimoramos muito nosso trabalho com eles para garantir a qualidade dos metadados, proteger os artistas contra violações, fornecer aos usuários acesso instantâneo ao Spotify for Artists e muito mais.

A Spotify ainda completou:

Obrigado aos artistas que participaram da nossa versão beta de upload. Estamos incrivelmente orgulhosos de ter desempenhado um pequeno papel na música que eles lançaram. O Spotify não seria o que é hoje sem artistas e selos dispostos a colaborar conosco para criar uma experiência melhor para criadores e ouvintes.

De acordo com a plataforma, os uploads diretos terminam no final de Julho.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!