Harley Flanagan, baixista e vocalista do Cro-Mags
Foto: Divulgação

Após ganhar a propriedade exclusiva do nome e de todos os fins comerciais do Cro-Mags em ação judicial, o músico e fundador do projeto, Harley Flanagan, retorna com novidades da sua versão da banda de hardcore, já que o acordo legal também resultou em uma versão criada sob o nome Cro-Mags JM por ex-membros do grupo.

Na última sexta (28), o Cro-Mags de Flanagan surgiu com o seu primeiro material em quase 20 anos desde o lançamento do álbum Revenge, que marcou o início do desentendimento entre Flanagan e seus ex-companheiros de banda, levando o projeto a anunciar seu fim em 2002.

Lançado via Victory Records, o EP intitulado Don’t Give In é composto por três faixas, sendo uma homônima, “Drag You Under” e “No One’s Victim”.

Descrito pelo próprio Flanagan como “o encontro de Metallica com Minor Threat”, o novo material traz o músico no vocal e no baixo, Gabby Abularach e Rocky George (membros que também já foram do Cro-Mags) nas guitarras, e Garry Sullivan na bateria.

Novo EP do Cro-Mags

Flanagan explicou como surgiu a ideia de lançar o EP, que está à venda em vinil e em formato digital:

Eu recebi uma ligação estranha em meu celular no meio da noite que acabou sendo do Tony Brummel, da Victory Records. Eu pensei que era um trote; mas não era e eu resolvi contratos de gravação com a Victory e a Arising Empire na Europa. Uma das muitas coisas que me deixam feliz em assinar com Victory e Arising Empire é que elas são genuinamente fãs da minha música e conhecem a história; elas não são apenas rótulos tentando ganhar dinheiro com a gente ou com o gênero.

Abaixo, ouça na íntegra o EP Don’t Give In:

https://www.youtube.com/watch?v=iLc0j0sAyFA&list=PLMx9IHnJeRpyTX-73k9YP_6lFG5awqmuF

As duas versões do Cro-Mags

Quando o grupo se separou pouco tempo após o lançamento de seu quinto álbum de estúdio, Revenge (2000), o vocalista John Joseph e o baterista Mackie Jayson começaram a fazer alguns shows em 2008 sob o nome Cro-Mags e a planejar para 2011 um álbum que nunca foi lançado.

Enquanto isso, em 2016 Flanegan deu início a sua carreira solo com o lançamento de um álbum intitulado Cro-Mags. Seu projeto também incluiu em 2018 o lançamento da compilação Cro Mags Demos, com gravações registradas nos primeiros anos da banda, entre 1982 e 1983.

E foi justamente em 2018 que Flanegan decidiu abrir um processo contra John Joseph e Mackie Jayson para usar exclusivamente o nome Cro-Mags. Os músicos concordaram em seguir com duas versões do grupo, sendo o Cro-Mags “puro” de propriedade de Flanegan e o Cro-Mags “JM” a versão de John e Mackie.

Ambos os projetos estão em turnê e trabalhando em novos álbuns de estúdio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!