Heavy Metal
Foto de Banco de Imagens por Shutterstock

Você se acha entendido(a) de Heavy Metal? E que tal ter um doutorado no assunto?

A Universidade australiana de Newcastle está oferecendo duas bolsas para quem quer estudar o assunto — mais precisamente a geografia do gênero.

A informação veio através do site de Simon Springer, professor de geografia humana e diretor do centro para estudos urbanos e regionais da instituição. Springer é responsável pelo programa, que abrange também estudantes internacionais.

De acordo com a descrição, há flexibilidade na área de pesquisa para, por exemplo, estudar o Death Metal na Finlândia. O valor da bolsa é de 73 mil reais (U$ 19 mil).

Doutorado em Heavy Metal

Ainda segundo a definição do curso, ele tem sete pontos chave:

Que tipos de temas líricos adotaram as bandas de Australian Metal? Eles são cultural e geograficamente únicos para o continente?; Qual a relação entre a evolução cultural do Heavy Metal na Austrália e o colonialismo?; O Heavy Metal na Austrália é em grande parte um fenômeno branco? Qual tem sido a resposta à diversidade dentro da cena? Como o gênero é negociado dentro da cena do metal na Austrália?; Que tipo de reputação os fãs de Heavy Metal têm no contexto australiano? Isso afeta os tipos de espaços que os fãs de Heavy Metal podem utilizar?; Como a geografia da Austrália nas proximidades de outras cenas contribuiu ou prejudicou sua aceitação cultural?; O que tem o Heavy Metal Australiano que o diferencia?

Em entrevista com a Kerrang (via Loudwire), Springer disse:

Como um fã de metal ao longo da vida que só recentemente começou a fazer algum trabalho na área de estudos do metal, eu percebi que isso seria um bom canal para promover minha agenda de pesquisa nessa área. Certamente, quando eu era um estudante de doutorado, adoraria que alguém me dissesse que estudar sobre metal é uma atividade acadêmica legítima!

Você pode se inscrever até o dia 15 de Agosto por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!