Andre Matos com o Viper no Rock In Rio
Foto de Andre Matos via Shutterstock

O desejo dos fãs do já saudoso Andre Matos pode se concretizar em pelo menos um estado do país.

O deputado estadual paranaense Douglas Fabrício, do CIDADANIA, apresentou um projeto de lei que define o dia 8 de Junho como sendo o Dia Estadual do Heavy Metal no Paraná. Como te contamos por aqui, uma petição de fãs estava pedindo pela celebração da data em todo país há alguns dias, desde que o incrível fundador de Viper, Angra e Shaman nos deixou.

Ao divulgar a empreitada, Fabrício disse:

Andre Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros, sendo um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional em um estilo dominado por norte-americanos e europeus. Como alguns estados já manifestaram, o Paraná, que tem uma significativa comunidade roqueira, também reconhece a importância da sua obra e presta esta homenagem.

Dia Estadual do Heavy Metal

Após apresentar o projeto de lei o mesmo passará por discussões e votação, e se aprovado vai até o Governador do Paraná, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. Se for vetado, o projeto volta para a Assembleia Legislativa que irá então mantê-lo ou derrubá-lo.

Andre Matos

O vocalista se foi aos 47 anos vítima de uma parada cardíaca. Recentemente familiares do músico falaram, em detalhes, sobre o último dia do cara e como ele nos deixou.

LEIA TAMBÉM: em 2000, Andre Matos explicava por que havia deixado o Angra

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!