michael jackson

Carai, biridin! Já se passaram exatos 10 anos desde o falecimento do rei do pop, Michael Jackson, encontrado morto em sua casa em Los Angeles no dia 25 de Junho de 2009.
Como vocês bem sabem, seu legado ainda permanece vivíssimo, seja em canções lançadas após sua morte, coreografias (o bendito moonwalk!), memes e por aí vai. A vasta contribuição do showman para a cultura pop influenciou até mesmo muitas bandas e artistas. Algumas delas inclusive fizeram ótimas versões dos grandes sucessos de MJ, que você pode conferir abaixo.

10Alien Ant Farm – “Smooth Criminal”

A versão nu-metal da faixa mais intensa do disco Bad (1987) traz uma releitura bem característica do início dos anos 2000. Ao entoar “Annie, are you okay?” de uma forma diferente, a banda californiana conseguiu seu one hit wonder graças ao rei do pop.

9Boyce Avenue – “Will You Be There”

Conhecidíssimo por fazer versões acústicas de grandes sucessos, o trio mais uma vez acertou em cheio no cover. A canção, que faz parte do disco Dangerous (1991), vem potente e ao mesmo intimista nas vozes dos irmãos Manzano.

8Chris Cornell – “Billie Jean”

Em 2006, nosso querido Chris Cornell fez uma releitura acústica de “Billie Jean”, que teve registro no DVD Unplugged in Sweden. A versão original, do disco Thriller (1982), é conhecida inteiramente pela distintiva linha de baixo e soluços vocais de Jackson, e Cornell traz algo tão impetuoso quanto.

7The Embarrassment – “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”

É óbvio que não deixaríamos de falar do “tema do Vídeo Show”. Os rapazes do Kansas trouxeram um funk nocivo para o single do disco Off The Wall (1979). Três anos após o lançamento dela, o quarteto mandou bem nos seis minutos, fazendo desse cover parecer autoral.

6Evanescence – “Dirty Diana”

Desde a turnê de 2016, o grupo liderado por Amy Lee tem trazido uma releitura enérgica da música que faz parte do sétimo disco de Michael Jackson, Bad. Durante uma entrevista divulgada na edição especial de Bad em 2001, Quincy Jones, produtor do disco, revelou que a Diana na letra era de fato a personificação das fãs que não deixavam Michael em paz. Será que o mesmo vale para a galera do Evanescence?

5Fall Out Boy e John Mayer – “Beat It”

Em 2008, o Fall Out Boy uniu forças com John Mayer para gravar o insano cover de “Beat It”, do disco Thriller (1983). De fato, foi a inspiração e admiração da banda por Michael Jackson que os levou a gravar o single, um ano antes de sua morte. Sem muito esforço, alcançou grande sucesso comercial logo depois de seu lançamento, mesmo com aquele solo suspeito de John Mayer. O clipe também é carregado de referências e tributos ao rei do pop.

4Faith No More – “Ben”

Gravada em 1972, Michael Jackson, então adolescente, atingiu o topo das paradas dos Estados Unidos e se consolidou como artista solo graças a “Ben”. Décadas depois, a banda Faith No More colocou a mesma em sua setlist a partir de 2010. Com uma releitura bastante fiel à gravação feita por MJ, Mike Patton investe pesado no falsete e presença de palco.

3Northern Kings – “They Don’t Really Care About Us”

Largando de mão todo aquele batuque e aquela simbólica frase “Michael, eles não ligam pra gente!” da versão do disco HIStory (1995), o supergrupo finlandês de symphonic metal traz vocais vigorosos. Confesso que o estilo não é muito minha praia, mas vale a pena ouvir.

2Three Days Grace – “Give In to Me”

Três anos após MJ nos deixar, o post-grunge do Three Days Grace deu uma cara diferente para a sexta faixa de Dangerous (1991). A música original tem participação do guitarrista Slash, que viria a aparecer em todos os álbuns seguintes do cantor. Talvez isso já valesse a inspiração para que a banda canadense pudesse fazê-lo.

1Toro Y Moi – “Human Nature”

Quinto single do disco Thriller (1982), a balada ganhou diversas versões no mundo inteiro. Miles Davis, Nas, Boyz II Men, e Dulce Quental, cantando em português “Natureza Humana”, são alguns dos nomes que entram para essa lista. Contudo, um dos que vale destaque é o músico Chazwick Bradley Bundick, conhecido pelo nome de Toro y Moi. Ele traz referências do chillwave, carregado de sintetizadores e um ritmo mais dançante.

Menção honrosa: Billie Eilish – ” Bad”

A artista de 17 anos fez um cover acústico no Like A Version. O quadro é um segmento da rádio australiana Triple J, em que toda semana um artista ou banda vai ao estúdio para tocar uma canção autoral e outra que gostam muito. Dessa vez, Billie não dispensou a boa oportunidade e mandou bem em “Bad”, que faz parte do disco com mesmo nome, de 1987.

Vida longa ao rei do pop!