MySpace
Foto: Divulgação

O caldo entornou para o Myspace, já que um veículo de comunicação descobriu que funcionários da empresa costumavam espionar seus usuários.

Um artigo do Motherboard, site de tecnologia da Vice americana, trouxe à tona a informação de que uma ferramenta chamada Overlord foi usada para fins não muito éticos. A reportagem aponta que, supostamente, funcionários a usavam inclusive para acessar senhas e mensagens de namorados(as).

O acesso à funcionalidade era fácil e, ao que tudo indica, aberto para vários cargos dentro da plataforma. Os casos teriam acontecido por volta de 2006, quando o site tinha mais de 100 milhões de usuários e estava em seu melhor momento.

Hemanshu Nigam, chefe de segurança da empresa entre 2006 e 2010, disse:

Toda companhia tem isso. Seja para lidar com abuso, ou responder à alguma lei ou petição civil, ou para manipular a conta de um usuário que esteja trazendo problemas.

O fato de que a ferramenta tinha acesso às senhas de seus usuários é uma grande polêmica, já que, normalmente, plataformas mantém estes arquivos em uma base de dados à parte — nos últimos meses, o Facebook se complicou ao revelar que manteve várias senhas em um arquivo de texto simples.

Ainda à Vice, um representante do Myspace disse:

[O Overlord] nos permite estar de acordo com as leis. Também nos permite proteger nossos usuários de ameaças de segurança e cyber bullying. O mal uso dessa informação vai resultar na demissão do funcionário.

E, realmente, isso aconteceu, já que vários funcionários foram demitidos por acessar as informações. O Myspace ainda informou que, hoje, pouquíssimos funcionários têm acesso à ferramenta.

Myspace e polêmicas

A notícia vem apenas meses após o site revelar que perdeu uma porrada de arquivos de música e vídeo.

O fato caiu como uma bomba no meio musical, já que diversos artistas começaram e impulsionaram suas carreiras através da rede social. Saiba mais clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Obrigado, internet: parte das músicas perdidas do MySpace foi encontrada

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!