Aiure
Foto: Ayana Saito

A Aiure é uma banda instrumental de Brasília que já tem em seu currículo um excelente e denso álbum homônimo. No entanto, o trio resolveu explorar novos horizontes no EP SALTA-FOGO, lançado no último dia 22 de Maio com produção, gravação e masterização de Gustavo Halfeld (estúdio Casacájá) e mixagem de Guigo Berguer.

O novo trabalho continua a missão de misturar elementos clássicos da música brasileira com o rock psicodélico e progressivo; porém, dessa vez, a sonoridade é mais crua, com uma sobreposição de timbres naturais. Nesse sentido, a viola passa a ser o norte da direção musical que os brasilienses seguiram e serve de fundação para o conceito do EP.

Além de ser o nome do EP, SALTA-FOGO é o nome da região de Minas Gerais onde nasceu e teve os primeiros com a viola o guitarrista Lucas Pacífico. Para complementar a intimidade do conceito, a estrela da capa do disco é a garota Laura, filha do baterista Magão; por fim, a pianista Gabriela Ila explora suas experiências com a sinestesia para nomear as canções de acordo com suas sensações. Com esses três elementos – forma, imagem e cor – a Aiure entrega um disco íntimo e cheio de sentimentos.

Burning Machines

Santa Gertrudes é uma cidade com quase 30.000 habitantes no interior de São Paulo e, entre estes, estão os integrantes da Burning Machines. A banda se formou no verão de 2018 com a intenção de usar a arte para disseminar a mensagem de que ninguém está sozinho na luta contra seus demônios pessoais, quaisquer que sejam eles.

É com essa proposta que Lourenço Milani (vocal), Dane Anzileiro (guitarra e backing vocal), Hueller Figueiredo (guitarra), Wanderson Brier (baixo) e Marlon Lopes (bateria) unem elementos do rock alternativo, blues e grunge em uma mistura que soa como um stoner rock sincero e barulhento quando precisa ser.

O resultado de tudo isso é o EP de 6 faixas gravado e produzido no estúdio Vintake, em Rio Claro, pela dupla Piu Meyer e Lucas Neves. Lançado no dia 10 de Maio, o trabalho homônimo traz quase 30 minutos intensos de música.

The Lopine

Formada em 2016 e já com um EP (Mirtilo) nas costas, a The Lopine é uma banda oriunda de Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, que desde o começo busca explorar um misto do rock alternativo com o indie.

Com uma proposta de mais experimentação, o quarteto formado por Luke Aguiar (vocal), Guilherme Andrade (guitarra), Pedro Aguiar (baixo) e Rodriguez Leal (bateria) concebeu agora o seu primeiro trabalho completo, o disco A Pressa e Seus Pensamentos.

Na intenção de ampliar esse processo, além de explorar de forma completamente despudorada as pequenas ideias e os pequenos fragmentos de arranjo, o grupo utilizou rolos de fita em gravadores de rolo de 24 canais para registrar as intenções do álbum à moda antiga. O CD, lançado neste dia 2 de Junho, explora temas atuais como a inquietude que deu nome à obra – a banda buscou personificar a pressa e expor seus pensamentos sobre esta.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!