Festival Bananada 2019
Arte por Beatriz Perini
 

O tradicional Festival Bananada será realizado entre os dias 12 e 18 de Agosto neste ano de 2019. A 21ª edição do evento irá se espalhar pela cidade de Goiânia durante a semana (dias 12 a 15 de Agosto) e, no final de semana (dias 16 a 18), irá se concentrar no Passeio das Águas Shopping assim como fez na edição do ano passado.

Neste domingo (12 de Maio), a produção do evento revelou o line-up completo que mais uma vez se mostra bastante heterogêneo e eclético. Liderado por Pitty (apresentando seu novo disco Matriz), Tulipa Ruiz & João Donato e Criolo, o festival busca dialogar com as várias facetas da produção musical contemporânea do Brasil.

Para isso, terá a ajuda de artistas nacionais e internacionais dos mais variados calibres, estilos e influências. Duda Beat, Baco Exu do BluesMetá Metá, Black Alien, Jaloo (em feat com MC Tha), Teto Preto, Liniker e os Caramelows, Luedji Luna, Luiza Lian, Bixiga 70, Edgar, Tuyo, Terno Rei e Gustavo Bertoni (do Scalene) são só alguns dos nomes que compõem o line-up.

Como sempre, o Bananada promete ainda bastante espaço para os artistas regionais. Diversos músicos de Goiás – tanto estreantes quanto figurinhas carimbadas – farão shows especiais por lá, como Brvnks, Mateus Carrilho, Davi Sabbag, Bruna Mendez, Beto Cupertino Caffeine Lullabies.

A música eletrônica marcará presença mais uma vez na edição 2019 do festival. Nomes como Faul, Kefing, Gabb Borghetti, Afrika Billy, Bruno Caveira e Raul Majadas ajudarão a promover a convergência de sonoridades que o Bananada conquista anualmente há mais de duas décadas.

Festival Bananada 2019

Outros pontos muito importantes levantados pelo produtor Lucas Manga, um dos coordenadores do festival, foram a reflexão sobre o momento político e a diversidade de gênero. Sobre isso, ele disse:

Estamos em um momento político muito delicado e pensamos o festival como uma plataforma de comunicação e de cultura. Tentamos intercalar artistas que são a cara do festival, e fizemos ponto de contato com bandas espalhadas por todo o país e em outros países, como Portugal e Colômbia. Pensamos sempre em representatividade, preocupamos muito nas questões que envolvem diversidade, contra o racismo e a homofobia, e quanto mais posicionamento político, melhor.

Com isso em mente, o Bananada fechou com atrações internacionais como Frente Cumbiero (Colômbia), Paus (Portugal) e The Holydrug Couple (Chile). Ainda nesse sentido de diversidade, Manga explicou que o line-up está cada vez mais feminino. Além de ser encabeçado por Pitty, Tulipa Ruiz e Duda Beat, nomes como Jessica Caitano, Feminine Hi-Fi, Dani Vieira e Saskia se juntam ao incrível time de mulheres nessa edição do festival.

Confira ao final do post o link para os ingressos – já à venda – e o line-up completo!

Artes visuais

Os organizadores do Bananada tradicionalmente convidam um artista brasileiro para criar a arte do cartaz (que serve de ilustração para toda a identidade visual da edição). Dessa vez, a escolhida foi Beatriz Perini.

Frequentadora do festival “desde que era menor de idade”, a artista goiana focou em sua própria relação afetiva com o evento para desenvolver essa arte, que está na capa da matéria.

Line-up completo

PITTY . TULIPA RUIZ & JOÃO DONATO . CRIOLO
DUDA BEAT . BACO EXU DO BLUES . BOOGARINS
METÁ METÁ . BLACK ALIEN . TETO PRETO .  LINIKER E OS CARAMELOWS . LUEDJI LUNA
FRENTE CUMBIERO (Colômbia) . PAUS (Portugal) . BIXIGA 70 . DRIK BARBOSA
MENORES ATOS . JALOO FT. MC THA . HURTMOLD (20 anos) . LUIZA LIAN
FELIPE CORDEIRO . EDGAR . TUYO . BRVNKS . TERNO REI . JESSICA CAITANO
FEMININE HI-FI . BATEKOO . BLACK PANTERA . OQUADRO . DAY . BETO CUPERTINO
MATEUS CARRILHO . E A TERRA NUNCA ME PARECEU TÃO DISTANTE . SASKIA
DAVI SABBAG . ROMERO FERRO . DA CRUZ .  CATAVENTO . GUSTAVO BERTONI
BRUNA MENDEZ . GRASSMASS . THE HOLYDRUG COUPLE (Chile) . RAÇA . GUIZADO
RONEI JORGE . JADSA CASTRO . ESDRAS NOGUEIRA . PAPISA . SINTA A LIGA CREW
JOE SILHUETA . DEB AND THE MENTALS . JOSYARA . MAGÜERBES (25 anos) . GLUE TRIP
VALV . SUPERVÃO . UBUNTO & RICO JORGE . TRAVA BIZNESS . DJ WALDO SQUASH
DEMONIA . RODRIGO ALARCON . ROOTS ROCK REVOLUTION . BULE . STASH . DAVID CARNEIRO
GOIABA E OS TRANQUILOS . EL EFECTO . DJ FAUL . DANI VIEIRA . DJ TAHIRA . NIELA
CAFFEINE LULLABIES . ENEMA NOISE . EKENA . BEMTI . CALIANDRA . SEKI . LUCAS MANGA
GABB BORGHETTI . MARI BÊ . AFRIKA BILLY . KLEUBER GARCÊZ . DJ KEFING . DESERT CROWS
GABI MATOS . BRUNO CAVEIRA . DIEGO MASCATE E A BANDA DE APOIO . NAKA E OS PIRANHA
BEBEL RORIZ . ROGÉRIO PAFA . OBALALÁ . CHILL BAILE . RAUL MAJADAS

Informações

O Festival Bananada 2019 acontece em Goiânia entre 12 e 18 de Agosto. Os ingressos já estão à venda por este link.