Morrissey 2
Foto por Diego Castanho

As opiniões políticas de Morrissey mais uma vez viraram polêmica.

Após um show de sua residência na Broadway, o cantor foi visto usando um broche em apoio ao partido For Britain enquanto atendia seus fãs. O partido é de extrema direita e foi fundado em 2017 pela ativista anti-Islã Anne Marie Waters.

No Twitter, o jornalista Dave Haslam declarou:

Meu ex-amigo ostentando um broche da For Britain, um partido violentamente anti-islâmico, cheio de ex-BNP e ex-EDL, pró-privatização, de extrema-direita e propenso a explorar tragédias para disseminar a retórica anti-imigração na internet. O que aconteceu com ‘é preciso coragem para ser gentil e bondoso?’

Apoio

No ano passado, Morrissey já havia declarado seu apoio ao partido, inclusive explicando suas motivações e negando ser racista, como já foi acusado.

Leia (via NME):

Tenho acompanhado um novo partido chamado For Britain, liderado por Anne Marie Waters. É a primeira vez na minha vida que vou votar em um partido político. Finalmente tenho esperança. Eu acho que a mudança constante entre Tory-Labor-Tory-Labor é inútil. O For Britain não recebeu nenhum apoio da mídia e foi dispensado com a habitual acusação infantil de ‘racismo’. Eu não acho que a palavra ‘racista’ tenha algum significado, além de dizer ‘você não concorda comigo, então você é racista’. As pessoas podem ser totalmente estúpidas.

Anne Marie Waters procura uma discussão aberta sobre todos os aspectos da Grã-Bretanha moderna, enquanto outras partes não permitem opiniões diversas. Ela é como uma versão humana de Thatcher… se tal conceito pode existir. Ela é uma líder absoluta, ela não lê um roteiro, acredita na herança britânica, na liberdade de expressão e quer que todos no Reino Unido vivam sob a mesma lei. Acho isso convincente, agora, porque é muito óbvio que os trabalhistas ou os conservadores não acreditam na liberdade de expressão … quero dizer, olhe para o tratamento chocante de Tommy Robinson…

Eu sei que a mídia não quer Anne Marie Waters e eles tentam manchá-la, mas eles estão errados e devem dar a ela uma chance, e eles devem parar de acusar as pessoas que querem um debate aberto como ‘racista’. Como eu disse anteriormente, a esquerda tornou-se de direita e a direita tornou-se a esquerda — uma mudança completa, e esta é uma Inglaterra moderna muito infeliz.

LEIA TAMBÉM: Mais polêmica: Morrissey afirma que Adolf Hitler era “de esquerda”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!