Músico triste shutterstock_143096134
Foto via Shutterstock

Uma pesquisa sobre saúde mental no meio musical trouxe resultados preocupantes.

Uma plataforma de distribuição digital sueca chamada Record Union fez um estudo com 1,500 músicos neste ano, com questões envolvendo o assunto. O resultado indicou que 73% dos participantes sofrem de alguma doença mental, especialmente com idades entre 18 e 25 anos.

As doenças mais citadas são depressão e ansiedade, além de ataques de pânico. O CEO da empresa, Johan Svanberg, falou sobre o estudo (via CoS):

Nosso estudo está nos mostrando que algo precisa mudar. É hora de que colocar o estado mental de nossos artistas na agenda, antes dos streams e do sucesso comercial. Nós, enquanto indústria, devemos acordar e nos questionar: qual é a nossa responsabilidade nisso e o que podemos fazer para criar um clima mais saudável na música?

Ainda na pesquisa, menos de 40% afirmaram terem buscado por ajuda profissional, enquanto mais de 50% revelou se auto medicar com remédios, álcool e drogas. Apenas 19% das pessoas disseram ter apoio dentro da indústria musical.

Saúde mental na música

O assunto tem sido destaque na mídia após as mortes de nomes como Chris Cornell, Chester Benington, Avicii, Keith Flint, entre outras, todas por meio do suicídio.

O cantor James Blakechegou a falar não só sobre sua batalha contra a depressão, mas também como o mercado pode induzir o artista a se sobrecarregar e sofrer de doenças mentais. Blake cita as extensas turnês que um músico iniciante precisa fazer para se sustentar, já que a venda de música em si não paga muito bem.

Procure Ajuda!

Se você passa por problemas de saúde mental e gostaria de procurar algum tipo de ajuda, conheça o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

O número de telefone para entrar em contato com eles é 188. Você pode conferir a lista de estados disponíveis clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!