Los Hermanos Maracanã
Foto: Beatriz Brito/TMDQA!

O bom filho à casa torna. A banda carioca Los Hermanos, atualmente em turnê pelo país, chegou à cidade natal neste sábado (4) para uma apresentação pra lá de impressionante no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, tradicional templo do futebol.

A abertura ficou por conta de Tim Bernardes, que timidamente subiu ao palco às 19h em ponto para um set de 40 minutos, nos quais mesclou músicas de seu trabalho solo, Recomeçar, e da banda O Terno. Uma pena a performance intimista do músico ter perdido amplitude no estádio, ainda com menos da metade do público total da noite.

Então, o Maracanã lotou, a música parou, as luzes se apagaram e a catarse começou. Los Hermanos e músicos de apoio entraram no palco às 21h30, emendando “A Flor”, “Além Do Que Se Vê”, “Retrato Pra Iaiá” e “O Vencedor” para o pontapé inicial do show. E a noite seguiu adentro com o setlist dividido em momentos mais carnavalescos, outros emotivos, e uma sequência hardcore da fase inicial da banda. O que ninguém fez durante as duas horas de show foi deixar de cantar um só verso.

O quarteto carioca não fez muito além do esperado também. Entregaram um show redondo e polido, feito para agradar novos e velhos fãs, com o tradicional repertório sendo corrompido apenas por “Corre Corre”, faixa lançada no início de Abril. Foi a primeira música que a banda jogou no mundo em 14 anos. Mesmo apontada como “sobra” da Banda do Mar, projeto de Marcelo Camelo, a música tem muito de “Morena” e “Paquetá”, duas faixas dos momentos mais apaixonados da apresentação.

Esta turnê tem um gostinho especial para Camelo, Rodrigo Amarante, Bruno Medina e Rodrigo Barba. Em 2019, o Los Hermanos comemora 22 anos de estrada, e 20 anos de lançamento do primeiro álbum. Muita coisa mudou desde que o quarteto se uniu nos corredores da PUC-Rio, tendo em comum apenas a amizade com Camelo, e o que se vê hoje são quarentões com carreiras muito bem consolidadas e satisfeitos com o que construíram ao longo dos anos.

Pode-se questionar a estratégia que o Los Hermanos coloca em prática de tempos em tempos ao rodar o país com turnês repetitivas, sem de fato lançar novos trabalhos de estúdio. Mas é errado julgar o apelo que uma banda sem material inédito e divulgação massiva possui sobre o público, insanamente apaixonado. Poucas bandas brasileiras da mesma estirpe conseguiriam esgotar ingressos e colocar 42 mil pessoas no Maracanã. Isso ainda é privilégio do Los Hermanos e mostra a potência que o grupo tem por aqui.

A turnê dos Hermanos já está na reta final e ainda segue para Curitiba (10/05), Porto Alegre (11/05) e São Paulo (18/05). Depois disso, é só saudade e a expectativa de mais um retorno nada inédito.

https://www.instagram.com/p/BxFWU5SF51O/

https://www.instagram.com/p/BxFcyWhHIKh/

Setlist – Los Hermanos no Rio de Janeiro (04/05/2019)

“A Flor”
“Além do que se Vê”
“Retrato pra Iaiá”
“O Vencedor”
“O Vento”
“Todo Carnaval Tem Seu Fim”
“Condicional”
“Corre Corre”
“Primeiro Andar”
“A Outra”
“Morena”
“Pois É”
“Sentimental”
“Samba a Dois”
“Tenha Dó”
“Quem Sabe”
“Descoberta”
“Anna Júlia”
“O Velho e o Moço”
“Paquetá”
“Do Sétimo Andar”
“Último Romance”
“Conversa de Botas Batidas”
“Deixa o Verão”
“Azedume”
“Pierrot”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!