Serj Tankian em protesto sobre genoício na Armênia
Foto via Shutterstock

Serj Tankian foi mais um artista a se pronunciar sobre a atual crise política e social na Venezuela.

Em seu Instagram, o vocalista do System of a Down se mostrou preocupado com a situação do país, disparando críticas para ambos os lados disputando o poder — Nicolás Maduro e Juan Guaidó.

Leia:

A Venezuela tem enfrentado uma catástrofe humanitária terrível, com milhões de cidadãos que deixaram o país e muitos que vivem em extrema dificuldade. A situação é complexa.

Tanto o governo de Maduro, com suas ações coercitivas e corrupção, quanto Guaidó, que parece ser um lacaio dos Estados Unidos, parecem incapazes, em última instância, de ajudar o povo da Venezuela. A história da Venezuela está cheia da intervenção estrangeira, principalmente devido às suas reservas de petróleo. O que desejo para o povo da Venezuela é uma resolução pacífica do conflito sem mais derramamento de sangue, um retorno à paz e, esperançosamente, à prosperidade. Todo mundo merece isso.

A reação foi imediata assim que Tankian publicou o texto. Nos comentários de outras publicações — já que, para esta, Serj bloqueou comentários –, seguidores estão acusando o músico de apoiar a “ditadura de Maduro”.

Pouco depois, o vocalista se desculpou com uma nova postagem. Leia a seguir:

Caros amigos na Venezuela.

Parece que eu ofendi alguns de vocês que estão apoiando o atual líder da oposição. Eu os ofereço minhas sinceras desculpas, pois não quis ofender a vocês e nem à sua nação. Apenas o oposto. Como você deve saber, sempre me interessei pela luta pela justiça, em qualquer lugar do mundo. Eu nunca teria comentado se não me importasse. Eu não quero nada além de resultados positivos na sua busca por uma vida melhor social, política e economicamente. Dito isso, não respeito o convite/manifesto de intervenção estrangeira da oposição e nem do regime. Esta batalha pelo futuro do seu país deve ser só sua. Será bem sucedida, poderosa e autêntica. Somente aqueles que realmente amam seu próprio povo, todo o seu povo, serão capazes de se elevar à ocasião.

No ano passado, vi os problemas da Armênia revertidos em uma pacífica revolução que realmente me deu esperança para o resto do mundo. Espero que vocês consigam encontrar a chave para reverter as desgraças do seu próprio país. Lhes desejo tudo de bom.

Paz, Serj

Ao fim de seu texto, Serj Tankian indica um vídeo no YouTube para entender melhor a crise na Venezuela — assista clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Ministro da Venezuela posa com Roger Waters e agradece apoio

https://www.instagram.com/p/Bw-1nyjhcSv/

https://www.instagram.com/p/BxBK1NeBsW9/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!