Vingadores reunidos para o Ultimato
Foto: Divulgação/IGN

Depois de muita espera, mais de uma década de construção e expectativa, finalmente os Vingadores chegam ao combate final contra Thanos, o maior vilão do universo cinemático da Marvel, em Vingadores: Ultimato.

Mas você se lembra de tudo o que aconteceu em Guerra Infinita? Para refrescar sua memória antes do grande momento, confira algumas das informações vitais para não se perder e aproveitar cada segundo da experiência.

O mais importante é lembrar quem sobreviveu ao estalo mortal de Thanos (Josh Brolin), que dizimou metade da vida do universo depois que ele conseguiu reunir as cinco Joias do infinito. Quem está vivo? Quem virou pó? Quem morreu mesmo?

infográfico personagens de vingadores ultimato
Infográfico: Venggage

A motivação de Thanos

Ok, todos lembramos que Thanos estalou os dedos e simplesmente acabou com metade dos seres vivos do universo. Mas por quê?

Por incrível que pareça, ele é um dos únicos vilões em filmes de super-herói que tem um plano que realmente faz sentido.

Thanos quer balancear o Universo, estabelecer um nível de equilíbrio para que todas as espécies consigam viver sem passar necessidade. A intenção é ótima, de certa forma, mas será que aniquilar metade dos seres vivos aleatoriamente seria o meio mais justo de atingir a estabilidade tão almejada?

Na cabeça do vilão, sim. A ideia veio depois que ele viu Titã, seu planeta-natal, ser destruído.

Thanos em Vingadores Guerra Infinita
Foto: Divulgação

As Joias do Infinito

Os instrumentos que deram poder suficiente a Thanos para que ele concluísse seu plano são as Joias do Infinito, seis pedras cósmicas que possuem características únicaa. Em Guardiões da Galáxia, o Colecionador (Benício del Toro) explica que elas eram seis singularidades originadas no Big Bang e transformadas em pedras pelas Entidades Cósmicas (Morte, Entropia, Infinito e Eternidade).

Cada uma representa um aspecto do universo:

Joia do Espaço: é a azul. Estava dentro do Tesseract, que apareceu em vários filmes anteriores: Capitão América: O Primeiro Vingador, Thor,Vingadores, Thor: Ragnarok, Vingadores: Guerra Infinita e Capitã Marvel. Ela permite que o seu portador se transporte para qualquer lugar no universo de forma instantânea, além de servir como fonte de energia para armas.

Joia da Mente: é a amarela. Estava com o Visão (Paul Bettany) desde Vingadores: Era de Ultron e permite a manipulação de mentes, além da criação de inteligências artificiais e desenvolvimento de habilidades especiais. Já havia aparecido em Vingadores e na cena pós-créditos de Capitão América: Soldado Invernal.

Joia da Realidade: é a vermelha. Também chamada de Éter, estava com o Colecionador antes de ser tomada por Thanos. Ela permite qualquer tipo de manipulação da realidade, como Thanos fez em Guerra Infinita para sequestrar Gamora (Zoë Saldaña). Ela havia aparecido em Thor: O Mundo Sombrio antes disso.

Joia do Poder: é a roxa. Estava no Orbe e atribui tanta força ao seu dono que pode destruir um planeta inteiro. Ela apareceu pela primeira vez em Guardiões da Galáxia e depois em Vingadores: Guerra Infinita.

Joia do Tempo: é a verde. Era protegida pelo Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), no artefato conhecido como Olho de Agamotto. Naturalmente, ela possibilita a manipulação do tempo. Sua primeira aparição foi em Doutor Estranho e, depois, em Thor: Ragnarok e Vingadores: Guerra Infinita.

Joia da Alma: é a laranja. Thanos conseguiu esta joia no planeta Vormir, onde ela era protegida pelo seu guardião, o Caveira Vermelha (Ross Marquand). Foi aqui que Gamora morreu, sacrificada pelo próprio pai. Em todo o seu potencial, a Joia da Alma pode controlar toda a vida do universo. A única aparição dela foi em Vingadores: Guerra Infinita.

Thanos e a joia da alma
Foto: Divulgação

Vingadores: as teorias

Alguns sinais mostram que o Capitão América está com os dias contados. Chris Evans está com o contrato no fim e chegou até a celebrar o final das gravações em seu Twitter de forma meio suspeita. São várias as especulações sobre como o supersoldado morreria. Uma delas sugere que, caso os Vingadores precisem juntar novamente as Joias do Infinito, um sacrifício deveria ser feito pela Joia da Alma. Steve Rogers seria voluntário para que outro herói conseguisse salve o dia.

Mais uma teoria diz que Nick Fury (Samuel L. Jackson) pode ser um skrull. Como vimos em Capitã Marvel, em um diálogo entre o agente e a Capitã (Brie Larson), ela pede para ele revelar um segredo que ninguém saberia a fim de provar que ele realmente era um humano. Ele disse não conseguir comer torradas que tenham sido cortadas na diagonal. No entanto, em Vingadores: Era de Ultron, os heróis se encontram na casa de Clint Barton (Jeremy Renner) e Fury aparentemente corta um pedaço de pão na diagonal. Apesar de se passar muitos anos depois do diálogo em Capitã Marvel, será que isso revelaria que Fury é um Skrull?

Bem inútil essa do Nick Fury, então vamos para uma que realmente pode ser importante: a de que o Homem-Formiga (Paul Rudd) vai derrotar Thanos. NÃO! Não é o que você está pensando. Ninguém vai entrar em orifício nenhum para depois crescer e despedaçar o Titã Louco. A teoria diz que o Homem-Formiga vai viajar no tempo para escapar do Reino Quântico e, ao descobrir como fazer isso de forma voluntária, levará os colegas Vingadores para o passado, onde poderão juntar as Joias antes de Thanos.

Vingadores: Ultimato estreia no dia 25 de abril nos cinemas brasileiros. Como está o seu hype?

Assista novamente ao trailer:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!