Incêndio na catedral de Notre-Dame
Foto: Reprodução
 

A tarde de hoje foi marcada por uma notícia triste vinda de Paris, já que a catedral de Notre-Dame pegou fogo.

O incêndio que, até a hora dessa publicação (18:00) ainda não havia sido controlado, foi de grandes proporções e levou embora anos de história, já que a catedral foi finalizada em 1260 e começou a ser erguida em 1160, há 859 anos.

Um vídeo que viralizou e está circulando nas redes com quase 2.5 milhões de visualizações em poucos minutos mostra uma multidão de parisienses ajoelhados cantando “Ave Maria”, enquanto olham para o monumento em chamas ao fundo.

As primeiras informações dão conta de que itens raros de arte e relacionados à Igreja teriam sido resgatados, mas ainda é muito cedo para termos um balanço oficial das perdas. Fato é que a estrutura da catedral em si foi seriamente afetada, como é possível ver pelos vídeos e fotos abaixo.

Outras informações que chegam da Europa dizem que não há vítimas no incêndio. Por outro lado, bombeiros disseram há poucos instantes que “não sabem” se conseguirão controlar o fogo.

LEIA TAMBÉM: músicos se solidarizam após incêndio na catedral de Notre-Dame

Catedral de Notre-Dame

A construção da catedral começou em 1160 e foi concluída em 1260, o que significa que ela está de pé há mais de 700 anos, tendo passado por inúmeros fatos históricos como a Revolução Francesa, que a danificou, e renovações após a popularização de O Corcunda de Notre-Dame, romance do francês Victor Hugo publicado em 1831 que foi transformado em filme.

 

Parisians sing "Ave Maria" outside Notre Dame Cathedral

Parisians sing "Ave Maria" outside the Notre Dame Cathedral. Credit: Bernardino León R.

Posted by Consequence of Sound on Monday, April 15, 2019

   
 
Compartilhar