Foto: Divulgação

Comentamos recentemente aqui no TMDQA! sobre a série “Clássicos do Vinil” da Polygram, que entre outros relançamentos, fez uma nova edição do primeiro álbum de Tom Zé, o Grande Liquidação.

Mas agora, o novo projeto dessa série é o mais ousado possível: a Polygram anunciou que fará o relançamento em 180 gramas do LP mais raro do Brasil, o Paêbiru.

Uma parceria entre os nordestinos Zé Ramalho e Lula Cortês, o álbum é tido como um marco cult da música brasileira por ser um dos primeiros projetos a fundir a música tradicional do Nordeste à ritmos estrangeiros como o rock progressivo e a psicodelia, tudo com extrema maestria.

Inspirado nas lendas de um sítio arqueológico no interior da Paraíba, a história desse álbum remete à Pedra do Ingá, também conhecida como Pedra Encantada, uma estrutura cercada de simbologia que o misticismo local crê ter sido feitos por alienígenas.

Toda a história da viagem da dupla até a Pedra e as informações recolhidas por eles para a produção desse álbum são melhor detalhadas no documentário Nas Paredes da Pedra Encantada (2011).

Produzido em 1974 com pitacos de Alceu Valença e gravado por Hélio Rozenblit, o Paêbiru é um álbum duplo que na época teve 1300 cópias prensadas, mas cerca de 1000 delas foram perdidas em uma enchente que atingiu a fábrica de Rozenblit. Juntando esse desastre com o reconhecimento nacional e até internacional que o álbum teve, as poucas cópias desse LP se tornaram cada vez mais raras e caras.

Para obter mais informações sobre esse relançamento, acesse o site oficial da Polygram.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!