zachary levi como shazam

Shazam está chegando para tentar dar mais um passo rumo ao tom mais leve e menos sombrio que a Warner tanto procura para seus filmes de super-herói. Mas quem é esse cara do tamanho do Superman, que tinha o nome da maior rival da DC e, na verdade, é uma criança com poderes mágicos?

Tudo começou lá atrás, quando a Editora Fawcett criou um tal de Capitão Marvel, pelas mãos de Bill Parker e C.C. Beck. Até aqui, a editora Marvel sequer existia e o nome do herói vinha da palavra “marvelous”, que pode ser traduzida como “maravilhoso”. A popularidade das HQs do Capitão Marvel cresceu tanto no começo dos anos 1940 que a DC Comics, então hegemônica, se viu obrigada a agir. Ela processou a Fawcett por plágio, uma vez que o protagonista se parecia demais com o Superman.

A disputa na Justiça durou pouco mais de uma década e levou a Fawcett à falência, em 1953. Apenas em 1973, a DC adquiriu os direitos do herói e mudou o nome dele para Shazam, que é a palavra que ele gritava para se transformar. A esta altura, a Marvel não apenas já existia como também possuía seu próprio Capitão Marvel.

O que é Shazam?

Nada é aleatório por aqui. Shazam, na verdade, é o acrônimo do nome de personagens históricos de várias mitologias. Ao gritar este nome, o garoto Billy Batson, além de se transformar em adulto, ganha a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

transformação de billy batson em shazam
Foto: Divulgação

Todas estas habilidades foram concedidas a Billy pelo próprio Mago Shazam, que buscava um humano de coração bom para transformar em super-herói. O Mago procurava apressadamente por alguém para transformar em um campeão pois sentia que uma grande ameaça estava a caminho. Este inimigo era o Adão Negro, última pessoa a quem o Mago havia dado poderes e que usava-os para o mal. O vilão estava em uma prisão mágica, mas havia conseguido escapar.

Para quem não sabe, o Adão Negro vai ser interpretado nos cinemas pelo ator Dwayne Johnson, o The Rock.

Outras aparições

Apesar de poderosíssimo, Shazam é literalmente uma criança enorme. A falta de maturidade aliada à força descomunal foi causa de vários desentendimentos entre ele e, pasmem, o Superman. Quem não se lembra do quebra-pau entre os dois na animação Liga da Justiça: Sem Limites (2005), quando Shazam apoia Lex Luthor? A cena foi uma homenagem à luta entre eles na HQ O Reino do Amanhã (1996), de Mark Waid e Alex Ross.

Foto: Divulgação

Fora dos quadrinhos, Shazam já estrelou uma série de 12 episódios, em 1941: The Adventures of Captain Marvel teve o ator Tom Tyler no papel principal. Mais tarde, entre 1974 e 1977, outra série, Shazam!, foi produzida nos EUA pela CBS e, no Brasil, exibida pelo SBT.

Houve ainda participações em outros programas, como Legends of the Superheroes (1978), no título próprio Kid Superpower Hour with Shazam! (1981), Batman: The Brave and the Bold (2008), no filme Superman e Batman: Inimigos Públicos (2009), no curta Superman/Shazam: The Return of Black Adam (2010), entre outros.

Hoje, Shazam está em Young Justice, onde é parte da Liga e um dos supervisores dos jovens. Também esteve nos filmes Liga da Justiça: Guerra (2014) e Liga da Justiça: Trono de Atlântida (2015), onde foi um dos personagens principais.

https://www.youtube.com/watch?v=bugRKNuhjgk

Confira o trailer de Shazam, que é protagonizado por Zachary Levi (Chuck) e dirigido por David F. Sandberg (Annabelle 2):

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!