David Gilmour e a guitarra base de Another Brick In The Wall
Foto: Reprodução / YouTube

O ano é 1970. Aproximadamente um ano após o Woodstock, foi realizada na Inglaterra a terceira edição do festival Isle Of Wight. Entre as atrações estavam The Doors, Jethro Tull, Joni Mitchell, The Who (cuja apresentação rendeu um registro ao vivo) e outros.

Uma das principais atrações desta edição, que aconteceu entre os dias 26 e 31 de Agosto, foi o guitarrista Jimi Hendrix. Ele se apresentou no dia 30, 19 dias antes de sua morte.

Quem acabou se envolvendo no show foi David Gilmour, então guitarrista da banda Pink Floyd. Mas não, não foi uma participação, já que David e Jimi sequer eram amigos próximos.

Uma vez que o Pink Floyd não se apresentaria naquela edição, Gilmour foi ao evento como um espectador, acampando em uma barraca nos dias do festival. Em uma ida nos bastidores, o guitarrista percebeu o caos que reinava no lugar. A equipe de mixagem estava nervosa, já que teria que mixar o som do show de Jimi Hendrix.

A equipe pediu a ajuda de Gilmour, que foi prestativo e deu uma mão à equipe na mixagem da apresentação. A curiosidade foi contada recentemente à revista Prog. No depoimento, o guitarrista lembra o nome do engenheiro de som Charlie Watkins, que já havia trabalhado para nomes como The Rolling Stones e Bob Dylan.

Quando questionado se teve contato com Jimi, ele respondeu:

Não naquele momento. Nos encontramos anteriormente uma vez, mas não nos conhecíamos direito.

O show gerou conteúdos póstumos. Um deles foi lançado exclusivamente no Reino Unido como um álbum ao vivo no ano seguinte. Outro álbum com a mesma proposta foi lançado em 1991, com novas músicas que haviam sido tocadas no show. Em 2002, o álbum Blue Wild Angel: Live at the Isle of Wight, lançado em CD e DVD, foi lançado com ainda mais novidades do show de 1970, incluindo uma cover de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band“, dos Beatles.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!