No último dia 02 de Março a banda norte-americana Twenty One Pilots se apresentou em Belfast, na Irlanda do Norte.

Poucos dias após a apresentação, uma parte da performance tem dado o que falar por conta da forma como Tyler Joseph e Josh Dun apareceram no palco.

Como é comum em seus shows, os caras cantaram e tocaram algumas das músicas usando máscaras (balaclavas) além de terem levado um carro falso em chamas ao palco.

Acontece que a Irlanda do Norte conviveu com intensos conflitos civis durante longos anos e alguns desses itens estão justamente associados a eles, como destacou o líder do partido Traditional Unionist Voice, Jim Allister:

As balaclavas representam a caracterização do terrorismo nessa parte do mundo. Então usá-las nesse tipo de evento inevitavelmente tem as consequências de tornar normal ou até glamourizar aquilo com o que elas estão associadas nessa parte do mundo, principalmente o terrorismo.

Seja lá o que for que eles pensaram que estavam fazendo, esse está longe de ser o tipo de imagem que Belfast precisa. As balaclavas ainda têm voz alta na Irlanda do Norte quanto ao mal do terrorismo, com muitas pessoas ainda lutando para lidar com a devastação e as mortes causadas pelos assassinos que as usavam.

Eu ficaria muito surpreso se ninguém ligado a essa operação tivesse conhecimento dos Troubles, que foram mostrados ao mundo com frequência durante décadas.

“Troubles”

Esse foi o nome dado para os conflitos na Irlanda do Norte que duraram entre o final dos Anos 60 e o ano de 1998.

Tendo motivos políticos, religiosos e ideológicos como pano de fundo, a guerra civil que tinha de um lado os Nacionalistas (Irlandeses / Católicos) e de outro os Unionistas (Britânicos / Protestantes), matou mais de 3.500 pessoas e feriu outras 47.500, aterrorizando as ruas da Irlanda do Norte durante cerca de três décadas.

“Sunday Bloody Sunday”, clássico do U2, fala justamente sobre um evento que fez parte da guerra em 1972 e teve tropas britânicas matando pessoas que estavam protestando pacificamente, além de crianças.

Twenty One Pilots

Vários fãs do grupo têm o defendido nas redes sociais dizendo que a dupla se apresenta dessa forma em todos os seus shows e não o fez por maldade. A foto que ilustra esse post, inclusive, foi tirada em 2016, mostrando que não se trata de uma decisão recente.

O grupo não se posicionou a respeito do assunto.

Vale lembrar que a banda é uma das principais atrações do Lollapalooza Brasil 2019 e deve fazer um dos grandes shows do final de semana em São Paulo. Você pode garantir o seu ingresso por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!