Dan Reynolds, do Imagine Dragons, no Madison Square Garden (2018)
Foto de Dan Reynolds via Shutterstock

O que qualifica uma banda como boa ou ruim? A qualidade das músicas, as letras, o apelo comercial, a criatividade em arranjos e harmonias… É difícil decidir, mas uma coisa é certa: muito diz respeito ao gosto pessoal da pessoa.

A banda Imagine Dragons, por exemplo, é ruim? Apesar de ser acumular bilhões de visualizações no Youtube, e dominar atuais paradas de rock, o grupo é um dos mais criticados da atualidade.

Recentemente, muitos grupos têm falado mal das músicas da banda. A longa lista tem nomes como The 1975, Foster The People e Smashing Pumpkins. Mas a mais polêmica das declarações veio de Corey Taylor, vocalista do Slipknot.

Após diversas acusações de que Nickelback era a pior banda do mundo, e uma troca de provocações com o vocalista Chad Kroeger, Taylor encontrou no Imagine Dragons um novo alvo. O líder do Slipknot afirmou que a banda é a atual pior banda do mundo, tendo “recebido o bastão” do Nickelback.

 

“Na verdade, não sinto raiva deles”

O vocalista Dan Reynolds segurou até onde conseguiu, mas resolveu externalizar sua visão sobre as críticas feitas ao Imagine Dragons.

Em sua conta no Instagram, o músico fez três postagens seguidas, certamente direcionadas aos seus críticos. A emocionante publicação conta também com uma crítica à humanidade como um todo.

Há uma década, tive que lidar com críticas negativas e com outras bandas dizendo coisas extremamente duras sobre minha banda. E não se tratam do que eu chamaria de ‘crítica justa’, já que sempre tento dar meu melhor para aprender com elas. Tratam-se, na verdade, de merdas de click-bait. São palavras vis e cheias de ódio, com o objetivo de alimentar a necessidade humana de rir das imperfeições e falhas do outro.

E tem mais! A indústria fonográfica não escapa ilesa do depoimento. Dan acredita, acima de tudo, que a banda é autêntica, e deixa bem claro a quem o discurso se dirige:

Entendo que os caras das outras bandas (The 1975, Foster The People, Smashing Pumpkins, Slipknot…) sentem uma necessidade de falar mal de outras bandas sem razão alguma. Na verdade, não sinto raiva deles. Está mais para uma tristeza essa mentalidade abraçada, até celebrada, pela indústria. Queria que fosse um lugar onde artistas se apoiassem, mesmo que tenham vozes e gostos musicais diferentes.

No texto publicado, Dan fala sobre a responsabilidade que um tipo de discurso negativo carrega. “Me pergunto se meus filhos vão ser sacaneados quando crescer só porque alguém pensa que minha banda não é boa,” argumenta. No mais, o vocalista defende seus colegas de banda, dizendo que são autênticos e que têm como objetivo trazer positividade e empoderamento ao mundo.

Além disso, ele diz que as palavras ruins influenciaram a depressão com a qual ele lida desde que era jovem, e Reynolds encerra afirmando que, apesar das críticas, vai continuar fazendo o mesmo de sempre. As postagens podem ser vistas logo abaixo.

Imagine Dragons

Concorda com Dan Reynolds? Deixe sua opinião nos comentários. O que, para você, classifica uma banda ruim?

Vale lembrar que Nickelback e Imagine Dragons, as “piores bandas do mundo” para Corey Taylor, tocarão no dia final da edição do Rock in Rio deste ano. A banda de Reynolds, inclusive, será uma das headliners do dia, dividindo o posto com o Muse.

https://www.instagram.com/p/BuaFQ6rFZPA/

https://www.instagram.com/p/BuaFXuTF891/

https://www.instagram.com/p/BuaFaNxllM0/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!