Marcelo Yuka
Foto de Daniela Dacorso
 

Há pouco menos de um mês, tivemos a triste notícia da morte de Marcelo Yuka, um dos mais importantes compositores nacionais em atividade.

Yuka não apenas é responsável pelos maiores sucessos d’O Rappa, mas também é alguém que fez muito pela música e pela arte brasileira. O músico, mesmo diante de suas limitações e de complicações de saúde, nunca deixou de compor.

Isso inclui até mesmo o seu período no hospital. Seus pensamentos foram, ao longo da vida, transformados em arte. E não estamos falando apenas de suas músicas que foram levadas ao mainstream brasileiro…

Até hoje, não foi inventada a tal “doença que deixa Yuka em casa para sonhar”, como o próprio escreveu em versos que ficaram famosos na voz do ex-colega de banda Marcelo Falcão na faixa “Me Deixa“.

Acerco com obras inéditas

Renato Fontes e Pedro Santa Ana, irmãos de Marcelo, estão organizando um acervo para homenagear o compositor. Eles relataram a dedicação dele, que tinha o hábito de gravar todo dia. No quarto de Yuka foram encontrados seis HDs com gravações, algumas nunca ouvidas antes.

De acordo com Renato, nem os próprios irmãos sabem de tudo que tem lá. O material ainda está sendo organizado, para que possa entrar no acervo que está sendo planejado.

Eles ainda confirmaram a existência de cerca de 300 pinturas. O irmão contou que, desse total, algumas serão expostas e outras vendidas, como forma de manter o acervo.

Estamos ansiosos!