Billy Corgan e a strato roubada
Foto: Reprodução/YouTube
 

Todo mundo ama um final feliz, não é? Billy Corgan teve o seu recentemente e está comemorando.

O líder do Smashing Pumpkins reencontrou sua guitarra, uma Fender Stratocaster, roubada há 27 longos anos. O instrumento foi levado pouco depois da banda deixar o palco de um show em Chicago, em 1992.

À época, o frontman procurou a polícia e ofereceu uma recompensa de 10 mil dólares — que anos depois viraram 20 mil — para quem a devolvesse. A pessoa não seria questionada pelo roubo da guitarra.

Em entrevista à Rolling Stone, Corgan disse:

Chegou ao ponto onde você começa a não acreditar mais, porque eu ouvi [rumores] tantas vezes. Era tipo o tesouro perdido de Blackbeard ou algo assim.

Bem, o mistério foi finalmente resolvido, e a Strato de Billy Corgan está de volta. Uma americana chamada Beth James procurou pelo vocalista após um amigo reconhecer o instrumento roubado. Segundo Beth, ela comprou a guitarra em uma venda de garagem em Detroit por 200 dólares — mas contou ao marido que custou apenas 10. Ela não sabia a origem do instrumento.

James acabou não aceitando a recompensa em dinheiro que Corgan ofereceu, mas pediu para que o músico autografasse outra guitarra para ela. Justo, não?

Sobre o reencontro, Billy disse:

Eu sempre soube que a guitarra voltaria. E eu sei que isso parece estranho, mas não me surpreendeu. Sempre soube que a guitarra voltaria pra mim quando fosse a hora.

Na entrevista, o frontman também contou a história do instrumento, que foi “roubado” por Jimmy Chamberlain antes de ser vendido a Corgan. Ele teria pintado a guitarra para que não fosse tão parecida com a de Ritchie Blackmore, do Deep Purple, e foi justamente isso que fez com que o instrumento fosse tão facilmente reconhecido.

Agora, Billy Corgan revelou que vai reformar a Strato e usá-la no novo disco da banda.

Confira abaixo o vídeo de um show do Smashing Pumpkins onde a guitarra aparece.