Ouça o novo single da Majur!

O que parecia óbvio aconteceu: a Netflix está sendo processada pelo primeiro filme ligado à franquia Black Mirror.

Bandersnatch conta a história de um problemático programador que quer transformar um livro em game e acaba se deparando com questões complexas ao longo do caminho.

Boa parte dessas questões são definidas pelo espectador, já que a série foi criada no formato “escolha sua própria aventura”, onde o personagem principal, Stefan, atende a escolhas feitas por quem está assistindo à série na Netflix.

Acontece que “Choose Your Own Adventure” é uma marca registrada que pertence à empresa Chooseco LLC, editora de livros responsável por lançar títulos no mesmo formato que permite que o leitor escolha os caminhos dos personagens entre 1979 e 1998.

De acordo com a Pitchfork e o The Hollywood Reporter, a empresa entrou hoje (11) com um processo contra a Netflix por entender que a gigante do streaming está violando seus direitos autorais. Ela já havia mandado uma carta de “cessar e desistir” anteriormente, dizendo que seu formato não poderia ser usado.

Segundo a editora, a Netflix vem tentando liberar os direitos autorais do formato desde 2016 mas não teve sucesso, então não poderia utilizá-lo:

A Netflix não tem licença ou autorização para usar a marca registrada da Chooseco e a utilizou intencionalmente para lucrar em cima da nostalgia dos espectadores que se lembraram da série de livros originais lançados entre os anos 80 e 90.

O conteúdo escuro e, às vezes, perturbador do filme, não combinam com a boa vontade e as associações positivas da marca Chooseco e mancham seus produtos.

Até a publicação dessa matéria, às 16:50 do dia 11 de Janeiro de 2019, a Netflix não havia publicado uma resposta às acusações. A Chooseco está pedindo 25 milhões de dólares no processo.

Livros da série Choose Your Own Adventure

 

Black Mirror: Bandersnatch

Se Black Mirror é um dos grandes sucessos da Netflix, o mesmo pode se dizer de Bandersnatch, que tem dado o que falar.

Por conta da tecnologia empregada para permitir que os espectadores escolham os caminhos do filme, muito tem se falado a respeito do longa que pode durar de 40 minutos até mais de 5 horas e tem alguns trilhões de combinações.

LEIA TAMBÉM: Netflix revela mais um final para Bandersnatch