Pearl Jam no Bridge School Benefit
Foto: Reprodução / YouTube

Bem no comecinho deste 2019, perdemos a incrível cantora e compositora Pegi Young aos 66 anos de idade, vítima de um câncer.

Além de sua carreira na música, Pegi foi casada com o também incrível Neil Young entre 1978 e 2014, e além dos filhos do casal, desta relação nasceu também o sensacional projeto Bridge School Benefit. A Bridge School é uma instituição que auxilia crianças com “deficiências físicas severas e necessidades complexas de comunicação”, e a vontade de criar o projeto veio após os dois filhos do casal e o primeiro de Neil sofrerem com paralisia cerebral e epilepsia.

Para arrecadar fundos para a Bridge School, a série de festivais beneficentes começou em 1986 e foi até 2016, quando o casal já divorciado decidiu por encerrar o projeto. Mas deixou saudades, viu!

Nestes 30 anos de festival, bandas como Pearl Jam, Metallica, Paul McCartney, Green Day e muitos outros passaram por lá. Isso tudo além do próprio Neil Young e do lendário Crosby, Stills, Nash & Young, grupo do qual fez parte.

Escolhemos 10 shows incríveis para relembrar esse evento. Confira!

 

1Bruce Springsteen (1986)

Em 1986 aconteceu a primeira edição do festival, dando início a um dos eventos mais celebrados do mundo da música.

Além de atrações como Young e Tom Petty, quem também passou por lá foi um jovem Bruce Springsteen, naquela que seria a primeira de duas vezes em que ele estaria no line-up do evento.

Além de seu set, ao final o músico ainda contou com a participação de todas as atrações do dia para duas covers de Crosby, Stills, Nash & Young.

Confira alguns vídeos do show:

 

3David Bowie (1996)

Mais um ano, mais um show histórico que temos a sorte de poder ver hoje na internet.

Em 1996, David Bowie fez uma apresentação acústica de uma hora repleta de hits de sua carreira. No set acústico, o Camaleão do Rock tocou hits como “Aladdin Sane”, “The Man Who Sold The World”, “Heroes”, “China Girl” e muitas outras.

Assista na íntegra.

4Green Day (1999)

Um também jovem Green Day passou pelo Bridge School Benefit lá em 1999, com um set acústico que, à época, não chamou muito a atenção dos fãs do grupo mas deu as cartas para o disco Warning que viria na sequência.

Dentre as canções tocadas no violão estavam “When I Come Around”, “She”, “King For a Day”, “Good Riddance (Time Of Your Life)” e “Warning” — essa tocada pela primeira vez na história da banda.

Assista na íntegra!

5Red Hot Chili Peppers (2000)

O RHCP tinha acabado de lançar o icônico Californication (1999) quando foi convocado para tocar no Bridge School.

No set acústico, o guitarrista John Frusciante pôde exibir toda a sua virtuosidade na guitarra, e o instrumental da apresentação é apenas sensacional. No set estão “Road Trippin'”, “Californication”, “Breaking the Girl”, “Under The Bridge” e ainda uma cover de “Rapper’s Delight”.

Ouça o áudio do show completo!

6Paul McCartney (2004)

Paul McCartney é Paul McCartney e ponto.

Em 2004, o ex-beatle subiu ao palco do festival em ambos os dias do final de semana, tocando uma série de clássicos. Um destaque está em “Only Love Can Break Your Heart”, música de Neil Young na qual Macca convocou o próprio para cantar.

Confira um trecho abaixo!

7Metallica (2007)

Em 2007, o Metallica estava se preparando para lançar o disco Death Magnetic no ano seguinte, e deu um pulinho no festival.

Por lá, os caras fizeram covers de Rare Earth, NazarethBlue Öyster Cult e Dire Straits, além de tocar hits próprios como “All Within My Hands” e “Nothing Else Matters”. Showzão!

Assista:

8Foo Fighters (2011)

Com um set enxuto mas belíssimo, o Foo Fighters voltou ao Bridge School Benefit em 2011, à época já com Pat Smear de volta à banda.

Por lá, a banda tocou canções como “Skin and Bones”, “My Hero” e “Everlong”. Confira alguns vídeos!

 

9St. Vincent (2015)

Com seu disco homônimo recém lançado, a maravilhosa St. Vincent mostrou a que veio em 2015 no Bridge School Benefit.

Confira trechos abaixo.

 

10Neil Young (2016)

É claro que o próprio Neil Young não poderia faltar nesta lista!

Escolhemos o show do lendário músico na última edição do festival, que aconteceu em 2016. Em um line-up com atrações como Roger Waters, Metallica, Cage the Elephant e Dave Matthews, o show de Young se destacou.

O músico ainda fez participações nos shows de Waters e do Metallica. Confira alguns vídeos abaixo.