Shavo Odadjian (System of a Down) no Rock In Rio 2015
Foto de Shavo Odadjian via Shutterstock

E hoje abrimos mais um capítulo na eterna saga do suposto novo disco do System Of A Down.

Sem lançar nada desde 2005 quando veio a dobradinha de Mezmerize / Hypnotize, o grupo norte-americano é considerado um dos mais influentes quando o assunto é Rock And Roll, e muita gente se pergunta por que eles têm excursionado em shows de reunião mas não lançam novo material.

Há alguns meses houve um conflito entre os integrantes quando a culpa foi atribuída por Daron Malakian a Serj Tankian, que disse que tinha seus motivos e que viu o baterista John Dolmayan dizendo que “todos têm culpa”.

O único que não falou a respeito do assunto na época foi o baixista Shavo Odadjian, mas agora em uma nova entrevista para o site Consequence of Sound o cara se mostrou bastante otimista e não apenas disse que um novo disco é só “questão de tempo” como também falou que o material inédito da banda é “melhor que tudo que já fizemos”.

Ao ser questionado se acha que é importante bandas como System Of A Down, TOOL e Rammstein lançarem novos discos para ajudar a colocar o Rock novamente em evidência, ele disse:

Com certeza absoluta! Irmão, se fosse por mim a gente já teria lançado. Eu acho que tudo começou quando nós cantamos aquela música ‘Kill Rock N’ Roll’, e aí isso meio que aconteceu (risos). Eu adoraria trazê-lo de volta. E, posso ser honesto? Entre eu, você, esse mundo e as pessoas que lerem essa entrevista, nós temos material novo que supera tudo que já fizemos. E eu estou te falando honestamente. Eu mal posso esperar para gravar e lançar.

É só uma questão de tempo. Eu apenas espero que aconteça mais cedo do que esperamos. Mas a gente compôs juntos. Daron trouxe muito material. Eu trouxe material para o Daron e nós trabalhamos nele. Eu tenho muito mais coisas prontas para saírem. Eu já falei isso pro Daron também. Eu disse, ‘Temos que fazer isso,’ e ele disse, ‘É, eu adoraria.’ Então todos nós queremos e eu acho que Serj está meio que fazendo seu próprio lance e eu entendo.

Eu não acho que a gente tenha uma dívida com qualquer pessoa, de trazer o rock para os holofotes, mas seria legal se a gente o fizesse, porque somos capazes disso.

Ele também disse que ao ver o line-up de festivais como o Sonic Temple (Foo Fighters, System Of A Down, Disturbed, Bring Me The Horizon, Ghost, Joan Jett e mais), acredita que o Rock não está morto, “só precisa de mais bandas criativas dando tudo de si. Essa hora irá chegar. A indústria está saturada com todos esses rappers que aparecem e somem a todo momento.”

 

System Of A Down e Black Sabbath

Em outra parte da entrevista, Shavo foi questionado a respeito de um momento memorável da carreira com o System Of A Down, que completa 25 anos em 2019, e disse:

Há vários, mas vou te contar sobre um. Em 1999 ou 2000 o Black Sabbath iria fazer seu último show em Birmingham, sua cidade natal. E eles mandaram um avião pegar a gente só para abrir a apresentação. E na época a gente tinha feito uma cover de ‘Snowblind’, do Black Sabbath, e eu me lembro de estar no camarim e éramos jovens. O Toxicity ainda nem havia saído, nada disso. Tocávamos tudo do primeiro álbum. Então, estar em Birmingham com o Black Sabbath era algo fora do controle. Sou um grande fã da banda. Então éramos tipo crianças que não acreditavam no que estava acontecendo. De repente o Bill Ward [baterista da banda] entrou no camarim. Ele falou, ‘Precisamos que vocês toquem ‘Snowblind”. A gente se olhou e falou, ‘Não, cara, isso seria uma blasfêmia!’

Quando você abre para uma banda, não toca suas músicas. Apenas não toca. A gente disse que a única maneira que faríamos era se os caras da banda tocassem com a gente. Irmão, logo antes de ‘Snowblind’, Ozzy, Tony, Geezer e Bill sobem ao palco e Ozzy canta com a gente. Oh meu Deus, cara, eu me arrepiei dos pés à cabeça – um daqueles momentos maravilhosos da vida. Isso está acontecendo? É um sonho? Realmente aconteceu. Não tem vídeo disso, nada. É louco porque a parte engraçada é que eu tinha dado a minha câmera antiga para um dos caras da equipe, pedindo para ele gravar. Ele estava gravando e assim que os caras entraram no palco ele levou um choque e largou a câmera. Temos o áudio mas não temos o vídeo. Você só vê o chão. Mas a imagem ainda está na minha cabeça.

22 Red

Enquanto o System Of A Down não lança um novo disco, Shavo está tocando a 22 Red, empresa que produz cannabis e músicas.

LEIA TAMBÉM: baixista do System Of A Down toca “Toxicity” com o filho na escola – assista ao vídeo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!