Tommy, do The Who
Foto: Divulgação

Em Março do ano que vem os fãs brasileiros de The Who que já sentem saudades da turnê da banda pelo país em 2017 poderão comemorar a chance de presenciar mais um produto da carreira dos lendários britânicos ao vivo: sete capitais brasileiras receberão em seus teatros uma adaptação do filme Tommy (1975), obra inspirada no clássico e inquestionável quarto disco de estúdio do The Who, que leva o mesmo nome.

Florianópolis (20/03), Porto Alegre (21/03), Rio de Janeiro (22/03), Curitiba (23/03), São Paulo (23/03), Belo Horizonte e Brasília (ainda sem datas anunciadas) serão as anfitriãs brasileiras dessa excursão sul americana da peça dirigida pelo renomado diretor Alan Veste, em companhia de um grande elenco formado por músicos e atores profissionais. Serão parte do elenco principal: Tommy (Gary Brown), Tio Ernie (Howard Minns), Primo Kevin (Stuart Raphel), O Pastor (Terry O’Shea), a Acid Queen (Joanna Male), O Padrasto, Frank Hobbs (Mark Lacey), a Mãe, Nora Walker (Joanna Male), Enfermeira (Roxanne Male) e o jovem Tommy (Sam Darker).

O espetáculo de aproximadamente três horas de duração promete ser um prato cheio para os fãs de The Who de todas as idades, com uma série de efeitos especiais, projeções e um show de luzes especial para acompanhar toda a performance dos atores e músicos ao longo da trilha sonora de dois discos da banda. A peça será dividida em dois grandes atos, sendo a primeira metade do concerto apresentando a obra completa do Who’s Tommy Live, com vocalistas e convidados especiais. Depois de um intervalo, a segunda metade do show introduz as músicas do Lifehouse Chroniclesuma ópera rock inacabada de Pete Townshend que mais tarde se tornou o álbum Who’s Next incluindo sucessos como “Behind Blue Eyes”, “Baba O’Riley”, “Song is Over” e “Won’t Get Fooled Again”.

A produção e realização é responsabilidade da Vesbim Media and Productions (também responsável pela adaptação para o teatro de obras como The Wall, do Pink Floyd, Purple Rain do Prince e a peça Um Estranho Ninho) em parceria com a Top Cat Produções Artísticas & Orth Produções. Os ingressos já estão disponíveis através do Disk Ingressos, UhuuEventim e da Ticket 360.

Tommy, o álbum

Tommy foi o quarto disco de estúdio do The Who, um álbum duplo lançado em maio de 1969. Foi composto principalmente pelo guitarrista Pete Townshend, como uma ópera rock que conta a história de um garoto “surdo, mudo e cego”, incluindo suas experiências com a vida e seu relacionamento com sua família.

Townshend surgiu com o conceito de Tommy depois de ser apresentado ao trabalho de Meher Baba, famoso líder espiritual indiano e tentou traduzir os ensinamentos de Baba em música. A gravação do álbum começou em setembro de 1968, mas levou seis meses para ser concluída já que foi necessário rearranjar e regravar parte do material em estúdio. Tommy foi aclamado após seu lançamento pelos críticos, que o elogiaram como a evolução do The Who. Vários críticos o consideram um dos álbuns mais importante e influentes da história do rock.

Os principais shows da turnê de Tommy incluíram aparições em Woodstock, no Isle of Wight Festival de 1969, na Universidade de Leeds, no Metropolitan Opera House e no Isle of Wight Festival de 1970. As performances ao vivo de Tommy atraíram elogios da crítica e rejuvenesceram a carreira da banda.

Baseado no icônico álbum conceitual de rock de 1969, The Who’s Tommy é uma história emocionante de esperança, cura e espírito humano. A história do garoto que joga Pinball (comparado aos nossos games de hoje) surdo, mudo e cego que triunfa sobre suas adversidades inspirou o público por mais de 40 anos.

Depois de testemunhar o assassinato acidental do seu pai, piloto da forca aérea britânica, que havia sumido durante a guerra, pelo amante de sua mãe, que mais tarde veio a se tornar seu padrasto, Tommy fica traumatizado em estado catatônico e, à medida que o menino cresce, sofre abusos nas mãos de parentes, vizinhos sádicos e tentativas frustrantes de cura. Quando adolescente, ele descobre ter uma habilidade incomum para jogar fliperama e, quando sua mãe finalmente rompe sua catatonia, ele se torna um superstar internacional do pinball.

Tommy também já teve uma adaptação para a Broadway que ficou em cartaz entre 1993 e 1995. Na ocasião, a peça rendeu ao diretor Des McAnuff um prêmio Tony de direção e outra estatueta à Wayne Cilento pela coreografia. Apesar das premiações, a peça teve avaliações mistas dos críticos e o próprio vocalista do The Who, Roger Daltrey, chegou a dizer que o espetáculo era “muito passivo”.

Os fãs brasileiros de The Who poderão dentro de alguns meses dar o seu próprio veredito. Confirma mais informações sobre a peça no serviço abaixo.

Serviço:

Florianópolis/SC
Data: 20 de Março de 2019
Local: Teatro Ademir Rosa CIC – Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Abertura da casa: 19h
Início do espetáculo: 20h
Ingressos: www.diskingressos.com.br, Óticas Diniz e na Bilheteria do Teatro 30 dias antes da data do show.
Classificação Etária: 14 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.

Porto Alegre/RS
Data: 21 de Março de 2019
Local: Auditório Araújo Vianna – Avenida Osvaldo Aranha, 685
Abertura da casa: 20h
Início do espetáculo: 21h
Ingressos: Uhuu.com
Pontos de Venda físicos: Agência Brocker Turismo: Av. das Hortênsias, 1845 – Gramado (de segunda a sábado, das 9h às 18h30min, e feriados das 10h às 15h), Rua Coberta, Câmpus II, Universidade Feevale: em Novo Hamburgo (de segunda a sexta, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 14h). Mais informações pelo telefone 3271-1208
Bourbon Shopping Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2001 – 2º Piso / Centro de Novo Hamburgo (de segunda a sábado, das 13h às 20h). Bilheteria do Teatro do Bourbon Country: Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriado, das 14h às 20h) No local: somente na data da apresentação, a partir das 14h.
Classificação Etária: 14 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.

Rio de Janeiro/RJ
Data: 22 de Março de 2019
Local: Vivo Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Abertura da casa: 20h
Início do espetáculo: 22h
Ingressos: 
Eventim e na bilheteria física do Vivo Rio (sem taxa de conveniência)
Classificação Etária: 14 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.

Curitiba/PR
Data: 23 de Março de 2019
Local: Centro Cultural Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro 971 – Centro – 80060-000 – Curitiba – PR
Abertura da casa: 20h
Início do espetáculo: 21h
Ingressos: Disk Ingressos e na bilheteria do Teatro Guaíra (sem taxa de conveniência)

Classificação Etária: 14 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.

São Paulo/SP
Data: 24 de Março de 2019
Local: Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo – SP
Abertura da casa: 18h
Início do espetáculo: 19h30
Ingressos: Ticket 360

Classificação Etária: 14 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!