Foster The People no RJ, 2018
Foto por Manoel Félix

No mesmo dia (6 de Novembro) em que divulgou seu novo single, “Worst Nites”, o Foster the People se apresentou no KM de Vantagens Hall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, mesmo palco da estreia da banda indie na Cidade Maravilhosa, lá em 2015.

Em turnê com seu mais recente disco, Sacred Hearts Club, lançado no ano passado, o quarteto californiano já havia tocado em Porto Alegre, quando iniciou a excursão brasileira no Pepsi on Stage, em Porto Alegre. Para sorte do público carioca, o show desta terça-feira contou com três músicas a mais que o setlist gaúcho.

A apresentação no Rio começou com 15 minutos de atraso, às 21h45, quando Mark Foster (vocalista), Sean Cimino (guitarra), Isom Innis (teclado) e Mark Pontius (bateria) surgiram no palco, para delírio da plateia, formada majoritariamente por adolescentes.

Para abrir o show, o grupo seguiu a cartilha da turnê e tocou o batidão de “Loyal Like Sid & Nancy”, faixa presente no último trabalho do Foster the People. Sob aplausos empolgados dos fãs, Mark e cia deram continuidade à apresentação com “A Beginner’s Guide to Destroying the Moon”, do disco Supermodel, de 2014, “Houdini” e “Call It What You Want”, ambas do CD de estreia, Torches (2011).

Apesar de pouco falar, exceto alguns “obrigados” entre uma música e outra, Mark mostrava bastante energia e malemolência no palco, arrancando gritos das meninas e meninos com suas dancinhas e seus passos ágeis. Em um dos raros momentos em que falou mais, o cantor disse que ama o Brasil e que era muito bom estar de volta aqui após algum tempo.

Depois de “Pay the Man”, que flerta com o hip hop, veio a sequência matadora com “Coming of Age”, “Are You What You Want to Be?” e “Helena Beat”. “Waste”, “Pseudologia Fantastica” e “Broken Jaw” foram as próximas canções do repertório, até que, após “Miss You”, o vocalista anunciou que cantaria uma faixa que não havia sido tocada em POA. Era “The Truth”, e os fãs cantaram com entusiasmo.

Todo mundo voltou a dançar com “Don’t Stop (Color on the Walls)” e “Lotus Eater”. Mais tarde, o cover de “Blitzkrieg Bop”, dos Ramones, empolgou os mais apaixonados por punk. “Time to Get Closer” encerrou o show antes do bis, às 23h03. No retorno do backstage, o Foster the People tocou mais duas músicas que não estavam previstas no setlist: “Fire Scape” e “Ruby”.

Para fechar a apresentação, com aproximadamente 1h45 de duração, a banda executou o hino “Pumped Up Kicks”, que a plateia cantou em forte coro, e a deliciosa “Sit Next to Me”, para transformar a casa de shows em uma pista de dança. Até quem não tem costume de requebrar o esqueleto arriscou alguns movimentos de cintura.

Setlist:

1. “Loyal Like Sid & Nancy”
2. “A Beginner’s Guide to Destroying the Moon”
3. “Houdini”
4. “Call It What You Want”
5. “Pay the Man”
6. “Coming of Age”
7. “Are You What You Want to Be?”
8. “Helena Beat”
9. “Waste”
10. “Pseudologia Fantastica”
11. “Broken Jaw”
12. “Miss You”
13. “The Truth”
14. “Don’t Stop (Color on the Walls)”
15. “Lotus Eater”
16. “Blitzkrieg Bop” (cover de Ramones)
17. “Time to Get Closer”

Bis:

18. “Fire Escape”
19. “Ruby”
20. “Pumped Up Kicks”
21. “Sit Next to Me”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!