Luan Nobat Praia da Estação
Foto: Reprodução/YouTube

Luan Nobat está homenageando um fenômeno cultural de Belo Horizonte em seu novo single, “Praia da Estação”.

A faixa faz parte do terceiro disco de estúdio do músico, Estação Cidade Baixa, lançado pelo selo mineiro Under Discos. A canção ganhou um lyric video com cenas filmadas no evento de mesmo nome ocorrido na Praça da Estação, localizada na cidade. Assista abaixo!

O nome Praia da Estação surgiu em 2010 como forma de protesto a um decreto expedido pelo então prefeito de Belo Horizonte que proibia a realização de eventos culturais na praça. Em resposta, um grupo de pessoas organizou um flash mob e ocupou o local vestidos de trajes de banhos e acessórios praianos, fundando em Minas um litoral lúdico e político.

Foi da Praia da Estação que surgiram ou ganharam força importantes iniciativas como o carnaval de rua — que hoje é um dos maiores do país –, diversos de seus blocos, a masterplano, gaymada e várias ações de ocupações de espaços públicos na cidade. A Praia é também uma das principais responsáveis pelo movimento de ocupação cultural do baixo centro de Belo Horizonte, que vive um momento potente.

No vídeo, dirigido por Nobat, aparecem diversos blocos de carnaval, artistas, agitadores culturais e políticos da mais ampla importância para o momento cultural que a cidade vive atualmente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!