Chegou a época do ano em que as festas à fantasia pipocam nas agendas de todo mundo, os clássicos de horror são ressuscitados e todos esquecemos que temos medo de espíritos e monstros. E como não podia deixar de ser, preparamos uma lista de filmes de terror e suspense lançados em 2018 para que o seu Halloween seja devidamente recheado de sustos e gritos.

Um Lugar Silencioso (A Quiet Place)

Sinopse: Uma família vive em uma fazenda nos Estados Unidos de uma realidade pós-apocalíptica. Eles são assombrados por uma entidade monstruosa que se guia pelo som, o que obriga os sobreviventes a viver no silêncio absoluto.

Um Lugar Silencioso elevou John Krasinski ao posto de “uma das maiores promessas de Hollywood”. Aqui, ele também dirige e roteiriza o filme, um suspense que se afasta do terror de jump scares e dá mais profundidade à história que está sendo contada. A obra foi bem recebida tanto pela crítica quanto pelo público: 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O Culto (The Endless)

Sinopse: Dois irmãos retornam a uma estranha seita da qual eles escaparam ainda jovens. Eles procuram por respostas sobre o culto, mas se veem envolvidos em ainda mais mistérios enquanto os membros esperam por acontecimento grandioso que pode prendê-los para sempre àquela estranha comunidade.

Talvez você nem tenha percebido a passagem deste filme pelos cinemas brasileiros, pois ele pode ser classificado entre aqueles filmes “menores”, com baixo orçamento e pouca pompa. No entanto, O Culto conseguiu uma aprovação de 94% no Rotten Tomatoes e vale demais a pena!

Hereditário (Hereditary)

Sinopse: Quando a matriarca de uma família morre, sua filha começa a descobrir detalhes horripilantes sobre seus ancestrais e uma herança indesejada que acompanha a família por gerações.

Aqui, o diferencial está nos elementos de terror clássicos em filmes de espíritos mas sem precisar apelar para jump scares constantes. Hereditário bebe um pouco da fonte de A Bruxa (2015), que mergulha no tão famoso suspense psicológico e abandona, de certa forma, a fórmula batida de um susto atrás do outro. É o típico filme que você fica pensando por muito tempo depois de assistir.

A Freira

Sinopse: O Vaticano envia um padre e uma noviça para investigar a morte de uma freira que se suicidou em um convento. A busca se revela muito mais perigosa quando eles descobrem o estranho envolvimento daquela Ordem com um segredo sobrenatural. A partir daí eles passam a lutar para não perderem a fé e as próprias vidas.

O sucesso de A Freira se deve mais à massiva campanha de divulgação do que pela qualidade em si. O spin off da franquia Invocação do Mal vale mais a pena por compor esse universo compartilhado de terror do que como obra individual. São muitos jump scares e pouca criatividade no roteiro, mas ainda vale o confere.

Halloween

Sinopse: Jamie Lee Curtis retorna para o icônico papel como Laurie Strode. Ela se prepara para o encontro final com Michael Myers, o assassino mascarado que a perseguiu quarenta anos atrás em uma noite de Halloween.

A ideia da volta de Halloween é apagar décadas de continuações horrorosas, e a produção parece cumprir o prometido. Pode não ser uma obra-prima do terror slasher como o primeiro filme, de 1978, mas com certeza dá um gás novo à franquia do eterno Michael Myers.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!